quarta-feira, 25 de outubro de 2017

The Legendary Tigerman no Luxemburgo - Report


The Legendary Tigerman - 13 de Outubro de 2017
Philharmonie Luxemburgo 
Texto e Fotos de Rui Gonçalves

Conheço a música do Paulo Furtado, ou Tigerman, desde há muito tempo. Em Agosto de 1993, vi-o tocar ao vivo na Figueira da Foz, num concerto dos Tédio Boys (em que apenas lhes permitiram tocar três temas) e onde actuaram também os Blur e a Siouxsie and The Banshees. Uns anos mais tarde com os WrayGunn e depois na sua encarnação como The Legendary Tigerman, sempre foi rolando nas colunas lá de casa ou no carro.
Acho que quase 25 anos depois estava na altura de voltar a ver um concerto de verdadeiro Rock'N'Roll com o Homem-Tigre, desta feita acompanhado na bateria por Paulo Segadães e ao saxofone por João Cabrita, com quem gravou o novo disco "Misfit" a sair em Janeiro de 2018.
O concerto, inserido no programa do festival "Atlântico", realizou-se no Espace Découverte da Philharmonie, uma espécie de Casa da Música da cidade do Luxemburgo, onde em 2016 actuaram os Dead Combo.


Quando entrámos na Philharmonie actuavam no Grand Foyer os brasileiros Filarmônica de Pasárgada, enquanto decorria uma recepção para algumas altas individualidades do país. Ao ritmo do som melódico de uma música popular brasileira e bossa nova, fomo-nos aproximando da pequena sala de espectáculos (para 150 pessoas) na cave do edifício, onde ainda estava muito pouca gente mas que se foi compondo até às 22h quando estava prevista a entrada do The Legendary Tigerman em palco.
Em modo One Man Band, Paulo Furtado começou tranquilamente com um blues - Gonna Shoot My Woman - do seu primeiro álbum a solo - Naked Blues - abrindo as "hostilidades" para uma noite que se adivinhava bastante efervescente. E não foi preciso muito para que o ritmo acelerasse e, já acompanhado na bateria por Paulo Segadães e no saxofone por João Cabrita, nos mostrasse que em palco era um Wild Beast e provocasse uma Storm Over Paradise.
O público no início estava um pouco tímido mas o Tigerman foi pedindo que se aproximassem do pequeno palco. E à medida que ele foi percorrendo os temas dos seus álbuns, o público foi-se sentido mais liberto e quando falava em inglês ou em francês, alguém gritava: "Oub'lá não sabes falar português?" com um belo sotaque nortenho, como se estivéssemos em casa.
Ainda tivemos o prazer de sermos presenteados com três temas do novo disco "Misfit" (a sair em Janeiro de 2018) como o single acabadinho de sair - Fix of Rock'N'Roll - e o tema com bastante ritmo e que acredito que será o próximo a ser divulgado - Child Of Lust. Ao que se seguiu Dance Craze, que fez com o público já dançasse e elevasse a temperatura na sala para um grande final com uma versão longa e explosiva de 21st Century Rock'N'Roll com momentos de verdadeira sintonia entre Paulo Furtado na guitarra ao despique com João Cabrita no saxofone, mostrando claramente que estavam a tirar tanto ou mais prazer daquele momento do que nós que ali estávamos apenas para os ver e ouvir. E depois de atirar a guitarra para o roadie, Paulo Furtado subiu para cima da bateria e acabou o concerto de joelhos a gritar que aquilo é que era mesmo o 21st Century Rock'N'Roll.
Depois de uma breve pausa os três músicos voltaram para um encore. Ainda gritei "Fuck Christmas", mas o Tigerman disse que ainda era cedo para o Natal e tocaram These Boots Are Made For Walking porém sem a voz de Maria de Madeiros e já em modo de despedida..
Are you ready, boots? Start walkin'!

Setlist
1. Gonna Shoot My Woman [Naked Blues]
2. Wild Beast [True]
3. Storm Over Paradise [True]
4. Naked Blues [Naked Blues]
5. Black Hole [Misfit]
6. Walkin' Downtown [Masquerade]
7. & Then Came The Pain [Femina]
8. Gone [True]
 9. Fix of Rock'N'Roll [Misfit]
10. Child Of Lust [Misfit]
11. Dance Craze [True]
12. 21st Century Rock'N'Roll [True]
Encore
1. These Boots Are Made For Walking [Femina]

Sem comentários: