quinta-feira, 14 de março de 2019

Agenda - Westway Lab 2019

                                            
6ª Edição do Westway LAB
O primeiro showcase festival e Conferência PRO de Portugal
10 a 13 de Abril de 2019 - Guimarães

O Westway LAB, primeiro showcase festival e Conferência PRO de Portugal, fundado em 2014 em Guimarães, tem vindo a reforçar com sucesso a sua missão: operar uma transformação cultural, social e económica por via da música, possibilitando a construção de caminhos sustentáveis para a internacionalização de artistas e profissionais nacionais da área em questão. Pelo sexto ano consecutivo, de 10 a 13 de abril, Guimarães converte-se em cidade da música, ao conjugar de forma inovadora a realização de um evento assente em 3 dimensões: Processo (residências artísticas), Pensamento (Conferências PRO) e Produto (concertos).
 


Discutem-se, pois, os desafios colocados pela aceleração do mundo de forma interessada e atenta, por uma comitiva nacional e internacional, constituída por mais de 2 centenas de profissionais ao mesmo tempo que artistas provenientes de geografias diversas se encontram para criar e mostrar o seu talento através das residências artísticas ou showcases.
 
O sentido de expansão do Westway LAB – característica formativa do festival desde o primeiro momento – atinge este ano expressão planetária ao apresentar o Canadá como país em destaque para esta edição. Um grande foco de descoberta que se acende sobre um dos mais excitantes países no que à exportação da música diz respeito. A 12 de abril, a representação canadiana no Westway LAB 2019 será alimentada pelas vozes femininas das cantautoras Sarah MacDougall e Megan Nash, pelos The East Pointers, os Tribe Royal e, ainda, a dupla Les Deuxluxes.
 
Na mesma noite, e à semelhança do ano passado, o Westway LAB volta a receber um dos eventos de divulgação da novíssima música nacional promovida pelo gabinete de internacionalização da música portuguesa, Why Portugal. Da chamada feita este ano resultaram três escolhas que mostram bem a diversidade da criação portuguesa, desde a pop construída entre guitarras e sintetizadores de Neev, ao Fado saído da guitarra de Marta Pereira da Costa, passando pelo indie delicodoce dos Vaarwell.

De igual modo, também as redes europeias (ETEP e INES) nas quais o festival se integra, contribuem decisivamente para a importante arquitetura de relações que se propagam, ao aportar valor cultural e económico a este particular ecossistema. É o caso do músico holandês Jacco Gardner que traz ao Westway LAB o seu mais recente disco, “Somnium”, naquele que será o concerto de abertura do festival (10 de abril), assim como a cantautora italiana Violetta Zironi, que promete uma atuação onde a guitarra precisará de pouca mais companhia do que a sua voz poderosa (11 de abril).

Tendo o Centro Cultural Vila Flor como base de operações, a 6ª edição do evento irá novamente alastrar-se para diversos locais da cidade, através dos city showcases que irão converter Guimarães num grande palco, tomado por artistas e público, que se interligam pela magia da música. Durante a tarde de sábado, 13 de abril, vai ser possível ouvir o indie-pop do duo austríaco Mickey, o pop de influências norte-americanas da sueca Elin Namnieks ou o indie-rock de Izzy and the Black Trees, da Polónia, três projetos que fazem parte da seleção da rede INES para 2019. Da Grécia chega-nos o multinstrumentista e compositor Theodore. A representação nacional está bem entregue aos Holy Nothing, uma das mais promissoras bandas nacionais, que cria na fronteira entre a eletrónica e o pós-rock, bem como ao guitarrista Francisco Sales, à cantora Beatriz Nunes e ao quarteto de rock-sujo Smartini.

Na última noite do festival, a música alastra-se pelo CCVF numa grande celebração. Através de um passe geral, pelo valor de 20 euros, vai ser possível assistir aos concertos dos The Black Mamba, Tashi Wada Group feat. Julia Holter, Batida presents The Almost Perfect DJ, Captain Boy, Mister Roland, Paraguaii e Whales. Os primeiros 150 passes dão, ainda, acesso exclusivo ao concerto de abertura com Jacco Gardner.
 
Segundo Rui Torrinha, diretor artístico do festival, “continuar a pensar o cosmos a partir deste lugar tão singular tem feito do Westway LAB um poderoso mundo de possibilidades à escala humana, no qual o tempo e o espaço gerados têm permitido recuperar o significado original da palavra... qualidade. Nem tudo por aqui pode ser dito, por isso, descubram e deixem-se descobrir mas não fiquem de fora, porque o espírito é de inclusão.”.

PROGRAMA
 

1 A 9 ABRIL
CENTRO DE CRIAÇÃO DE CANDOSO
RESIDÊNCIAS ARTÍSTICAS
Residências PT - Beatriz Nunes, João Pascoal (Happy Mess), Captain Boy, Yoyo Boronia
Residências INT - Tribe Royal (CA), Violetta Zironi (IT), Les Deuxluxes (CA), Mickey (AT)
 

9 A 13 ABRIL
CCVF / PALÁCIO VILA FLOR
CONFERÊNCIAS PRO
 

QUARTA 10 ABRIL
18H30 | COR DE TANGERINA
TALK
 

QUARTA 10 ABRIL
21H30 | CCVF / GRANDE AUDITÓRIO (PALCO)
SHOWCASE ETEP: JACCO GARDNER (NL) Somnium
Concerto de abertura

22H30 | CCVF / CAFÉ CONCERTO
SHOWCASES DAS RESIDÊNCIAS ARTÍSTICAS
 

QUINTA 11 ABRIL
18H30 | TIO JÚLIO
TALK
 

QUINTA 11 ABRIL
21H30 | CCVF / CAFÉ CONCERTO
SHOWCASE ETEP: VIOLETTA ZIRONI (IT)
22H30 | CCVF / CAFÉ CONCERTO
SHOWCASES DAS RESIDÊNCIAS ARTÍSTICAS
 

SEXTA 12 ABRIL
20H00 | PAÇO DOS DUQUES DE BRAGANÇA
RECEÇÃO AO PAÍS CONVIDADO: CANADÁ
 

SEXTA 12 ABRIL
21H30-01H00 | CCVF
CANADA COUNTRY FOCUS
Megan Nash (CA), Sarah MacDougall (CA), Les Deuxluxes (CA),
Tribe Royal (CA), The East Pointers (CA)
WHY PORTUGAL EVENT
Neev, Vaarwell, Marta Pereira da Costa
 

SÁBADO 13 ABRIL
15H00-19H00 | SANTA LUZIA ARTHOTEL, CONVÍVIO, OUB’LÁ, BAR DA RAMADA, TRIBUNA SM
CITY SHOWCASES
Mickey (AT), Smartini (PT), Elin Namnieks (SE), Beatriz Nunes (PT),
Izzy and the Black Trees (PL), Francisco Sales (PT), Theodore (GR), Holy Nothing (PT)


SÁBADO 13 ABRIL
21H30-01H00 | CCVF
The Black Mamba (PT), Tashi Wada Group feat. Julia Holter (US),
Batida presents The Almost Perfect DJ (PT),
Captain Boy (PT), Mister Roland (PT), Paraguaii (PT), Whales (PT)
 

Sem comentários: