quarta-feira, 20 de março de 2019

First Breath After Coma + Surma em Vigo - Report


First Breath After Coma + Surma 
 La Fábrica de Chocolate Club - Vigo
14 de Março de 2019
Texto e Fotos de Miguel Estima

É com um gosto enorme que publico a reportagem do concerto de abertura da Tour Europeia dos First Breath After Coma que, ainda por cima, levaram também a Surma, para ajudar à festa.
O Miguel Estima esteve lá e conta como foi.




Noite dupla de música portuguesa, na mítica sala de concertos de Vigo – La Fabrica de Chocolate Club. 
Não era novidade para a Surma, que já tinha tocado nesta cidade outra ocasião e, desta vez, veio fazer a primeira parte do concerto dos FBAC, e como bem sabe fazer de “telorena”, nome que se dá ao artista que abre para o nome maior da noite. 

Foi de uma forma doce e querida que tanto a caracterizam que foi cativando público, para o universo dela, naquele espaço que a ela pertence. 
Tocando temas do álbum originais Antwerpen e terminando com um improviso para fechar em grande.
Se já tinha visto a Surma algumas vezes, mas os rapazes de Leiria, só os tinha visto uma vez no Teatro Diogo Bernardes em Janeiro de 2015. 

Tinham lançado no ano anterior (2014) o seu primeiro disco. Um álbum conceptual, aliás como todos, mas já na altura estavam a prometer vir a ser uma grande banda e uma referência no panorama da música feita em Portugal. 
Sinal disso mesmo o concerto foi o primeiro “fora de Portas”, de uma longa e vasta tour (que aqui já demos destaque). 

Mas Vigo é já ali e éramos alguns portugueses na plateia a aguardar por este regresso aos palcos e pela apresentação de NU, o terceiro disco de originais, lançado no passado dia 1 de Março.
Depois de algumas datas em Portugal, aventuram-se pela estrada fora para madurar ainda mais todo o trabalho de estúdio. 

Como habitualmente foi um concerto coeso, muito bem esgalhado e todos alinhados para um mote comum – de boa música falamos e mais do que isso de uma excelente ambiente proporcionado.
Dois nomes que estão há muito tempo marcados no panorama musical nacional e que felizmente estão a desbravar novos mundos. 
Parecendo fácil passar o rio Minho para Miño não é tão fácil como parece, para uma formação musical, seja os portugueses entrar na Galiza e Espanha seja o contrário. Por isso venham mais concertos de Portugueses na Galiza e de Galegos em Portugal, já que todas as partilhas são bem-vindas.

Encontram mais fotos na página de facebook deste blog.

Sem comentários: