A 23 e 24 de Abril, juntando o útil ao agradável, o Núcleo de Aveiro da Associação José Afonso comemorou a noite da Liberdade e o seu 5º Aniversário (que era a 2 de Abril).
As comemorações foram feitas com a mostra do documentário, realizado por Tiago Afonso, “A Causa e a Sombra” que nos conta parte da história do Lutador pela Liberdade, Alípio de Freitas (magistralmente cantado por Zeca Afonso) e ao som do grande Zeca Medeiros que, mais uma vez honrou a cidade de Aveiro com a sua visita.
O Auditório da Associação Cultural Mercado Negro, ficou bem composta de público interessado em conhecer um pouco mais da nossa história e de um dos grandes lutadores pela Paz e pela Liberdade que chegou a viver momentos em que era apátrida, pois nem o Brasil nem Portugal lhe reconheciam a nacionalidade. Antes do visionamento do filme, tivemos a poetisa Zita Leal, a declamar de uma forma única, o poema que Zeca dedicou a Alípio.
Já conhecia alguma da história de Alípio, mas após a visualização deste documentário, fiquei a admirá-lo mais ainda. Gostei particularmente do ter constatado que, mesmo depois de tudo o que sofreu, não há uma pinga de ódio no seu coração.
A CAUSA E A SOMBRA / THE CAUSE AND THE SHADOW - OFFICIAL TRAILER from Bandoaparte on Vimeo.
O documentário tem ainda a particularidade de ter sido todo refeito, por vontade do realizador, pois até ficar pronto, Alípio foi perdendo a visão. Como para Tiago: “deixou de fazer sentido manter imagens que apenas serviam de enquadramento visual e que a pessoa a quem eram dedicadas, não poderia ver”, passou a ser totalmente preenchido com as vozes de todos os que quiseram dar o seu testemunho, sem perder nenhuma da sua qualidade, nem o objectivo com que foi feito.
No final do visionamento ainda pudemos dialogar com o realizador e aprender um pouco mais. Foi mais uma daquelas tardes que nos encheram a Alma.
O segundo dia de festejos foi no Auditório da Escola Profissional de Aveiro, local onde o Zeca Medeiros, acompanhado por Jorge Silva (Piano e Acordeão) e Gil Alves (Flauta e Percussões) e ainda com a participação especial, nalguns temas, por Rui Oliveira e da Maria João Regala, nos brindaram com mais um concerto cheio de momentos inesquecíveis.
As canções andaram pelo “Fados, Fantasmas e Folias”, de onde vieram, por exemplo, ”Camarim”, “Gosto Tanto de ti Que Até Me Prejudico”, “Moby Dick” e pelo “Aprendiz de Feiticeiro”, de onde vieram “Dulcineia”, “Fado da Brasileira”, “Jezebel, Jezebel”, “Fanfarra Dissonante” sem esquecer “O Cantador”, tema dedicado a Zeca Afonso e “Grândola Vila Morena”, cantado por músicos e público, pois já era meia-noite e tínhamos de comemorar condignamente o 25 de Abril.
Esta noite de festa, partilha e muito boa música, mostrou duas coisas. Uma é que o Zeca Medeiros é provavelmente um dos músicos que merece muito mais reconhecimento a nível nacional que o que actualmente tem. Outra, é que Aveiro ainda tem alguma gente com vontade de comemorar a entrada no dia da Liberdade da melhor forma.
Nunca é demais agradecer ao pessoal do Núcleo de Aveiro da AJA que faz com que tenhamos sempre belos momentos únicos para recordar.
Sem comentários:
Enviar um comentário