segunda-feira, 23 de maio de 2016

Alberto Vilas Quartet – Ubuntu


Igual a apreciar um bom vinho, o novo disco de Alberto Vilas requer tempo e tranquilidade. Entrar de mansinho num virtuoso território, explorado a cada cantinho. Saboreando o paladar a cada travo, num misto de aromas densamente tonificados. A magia de quem amadurece assim, mostrando sempre algo de novo e belo.

 O quarteto formado por Rosolino Marinello no sax alto e sax soprano, Juansy Santomé no contrabaixo e Javier Barral na bateria. Excelentes músicos e companheiros de Alberto nesta viagem, que já vem de anteriores discos. Reunindo-se, aqui, numa mística, em redor do “Ubunto”, termo usado em África, que exprime a consciência da relação entre o indivíduo e a comunidade, sendo também um conceito moral, uma filosofia e modo de viver, que se opõe ao narcisismo e ao individualismo. Não é um disco de um, mas sim de um colectivo, onde cada um tem a seu contributo. Conta, ainda, com a participação especial de Diana Tarín, voz e letra, no tema “Espuma de Mar”.
“A Arte de seguir en pé” éo tema que culmina o disco, de forma tão doce e deliciosa, deixa vontade de regressar novamente a esta atmosfera. Alberto consagra-se com “ubunto”, num dos músicos mais respeitados do piano-jazz da Galiza.

Texto de Miguel Estima

Nota: Muito bom

2 comentários:

Fernando Pina P disse...

Não é UBUNTO é UBUNTU.

Joao Nuno Silva disse...

Obrigado Fernando, correcção feita. abraço