sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Indie.Frente Sound Fest - 25 de Maio














Já foi no longínquo mês de Maio que tive oportunidade de ir a São João da Madeira para assistir à primeira edição do Indie.Frente. Um festival alternativo que contava com as presenças de bandas nacionais no primeiro dia e dos internacionais no segundo.
Ora das nacionais foi rever e reviver intensamente mais uma vez, já que nunca é de mais repetir quando se gosta… Após muitas curvas e alguma dificuldade para se estacionar lá demos com o sitio. Um auditório pequeno mas mais que suficiente para criar o verdadeiro espírito de um festival deste calibre.
Os conimbricenses Birds are Indie estavam a terminar a sua actuação com casa cheia, ou diria mesmo com bar cheio. Num ambiente mais informal, como eles próprios gostam criaram uma perfeita simbiose com o público. Mas uma vez iguais a eles próprios fizeram aquilo que mais gozo lhes dá -satisfazer de uma forma suave e leve todos os “amigos” da assistência. Nunca considero como um concerto, mas sim um conjunto de canções de embalar para os mais velhos.
Mudança para o auditório para ouvir o Tren Go SoundSystem alter-ego efervescente de Pedro Pestana desta vez com a barba ainda maior desde a ultima vez que o vi, mas mais apurado no som da guitarra. Talvez pela sala ou pelas projecções que desta vez resultaram ainda melhor, já que a área era maior do que a zona do mercado negro. Contudo este jovem madeirense merece um espaço sem cadeiras onde o festivaleiro possa bater o pé à medida da tripante viagem. Claro que voltei a sentir-me a viajar pela route 66, ou pela N-327 com chuva e nessas curvas e contracurvas lá se foi desvendando o som característico do mesmo Pestana. O concerto só pecou pela produção que forçou o término do concerto, interagindo de forma frenética com um dos projectores do palco a lembrar o artista para terminar a actuação.
Da Madeira para o Porto num ápice ou melhor a saber a futebol. Os quatro rapazes marcaram a presença em palco para apresentar o seu trabalho, eletro.acustico qualquer coisa fantástica. São sem duvidas uma das grandes apostas de 2012 e isso fica claro mesmo antes do hit Fernanda. Os Sensible Soccers, marcam presença pela tonalidade fria do cenário, e várias vezes solicitaram para ficar na mais perfeita penumbra. Lindo de os ver de novo, porque são um projecto que ganha a cada actuação. Desta vez não de forma tão intimista, mas perfeito pelo espaço e margem de tempo por serem a ultima banda a tocar.

Texto e Fotos de Miguel Estima

Sem comentários: