sábado, 22 de setembro de 2012

Sonic Blast Moledo 2012

Respira-se um ambiente de calma, apesar da imensa adrenalina presente em cada um dos rockeiros que se deslocaram até Moledo do Minho para a segunda edição do SonicBlast. O festival que decorreu no passado dia 25 de Agosto, contou com o São Pedro como bom amigo e companheiro da actividade, manifestando com imensa alegria o astro rei durante a tarde do evento, e apesar do frio que se fazia sentir mal caiu a noite, esta foi repleta de uma vibrante onda sonora que fazia aquecer a grande maioria das almas presentes.
Vindos de quase todos os cantos possíveis da península Ibérica este evento reúne quase quatrocentos fãs do rock mais electrizante, como argumenta um dos amigos nas redes sociais “o SONIC BLAST está aí! (…) É já um destino obrigatório. Esqueçam a porra dos sunsets, isso só dura até o sol por, por aqui minha gente, vai ser rock’n roll puro e duro, todo o dia, e toda a noite.“ Manifesto aberto ao melhor que poderia surgir, fazendo a alguns reavivar memórias de outros festivais concelhios.


O local é absolutamente fantástico, com uma piscina, e um grande relvado. Da parte da tarde foram vários os banhistas que desfrutaram dos concertos dentro de água ou na toalha a deliciar-se com o sol quente que se fazia sentir. Não foram os estuque mas sim os Gesso que abriram esta edição, seguidos dos Freeloader e dos Equations.
A tarde ainda não estava rendida quando subiram ao palco os Killimanjaro e ainda os espanhóis We Ride. Foram os primeiros a puxar verdadeiramente pelo público e este respondeu pelo movimento mais frenético frente ao palco.
Surgiu um breve intervalo até ao inicio dos concertos da noite, que deu para alimentar o corpo com as iguarias típicas de uma tasquinha minhota, com bifanas, rojões, entrecosto e moelas a preços apetecíveis a quase todas as carteiras.
Caída a noite, o repetente Mr. Myiagi subiu ao palco e começo a vibração mais intensa com moche e mesmo um crowdsurfing. O concerto que terminou na loucura de palco cheio de festivaleiros e corte abrupto de som.

Abusiva já andava a festa quando os Black Bombaim, subiram ao palco. Vieram afirmar de onde vem o rock deste país, mais uma formação de Barcelos, terra berço, onde muitas bandas de rock e rock progressivo têm a sua origem. E fizeram as verdadeiras aberturas para os grandes nomes internacionais que vieram a seguir: os Samsara Blues Experiment.
Os Berlinenses que vieram passar uns dias a Portugal e tocar pela primeira vez na nossa península no Sonic Blast. Com uma sonoridade heavy psych, stoner e space rock a fazer lembrar grandes sons dos inícios dos setenta, fizeram as delícias da assistência.
A noite ainda não estava terminada já que os Sungrazer, outra formação Alemã ao jeito da anterior entrou em palco já passava o relógio das duas da manhã. Com várias dezenas de agradecimentos na página oficial do grupo, o concerto de Moledo marcou esta edição do Sonic Blast.
O Sonic Blast não são só concertos. É uma família com novos membros a cada edição que passa e se junta num dia de Agosto para desportos radicais, surf e bons momentos de partilha de afinidades. Em fase de crescendo, merecedor de mais apoio por todas as dinâmicas locais, prometendo afirma-se como um dos mais fortes festivais de rock.

Texto e Fotos de Miguel Estima
 

Sem comentários: