sexta-feira, 24 de novembro de 2017

Agenda - Raquel Ralha & Pedro Renato no Sabotage

Raquel Ralha & Pedro Renato - The Devil's Choice
Sabotage - 25 de Novembro

Todos temos um passado de música, mas uns têm passado melhores que outros. Tudo o que ouvimos hoje vem do que ouvimos desde pequenos. Uns procuram sempre algo novo, outros entregam-se a um passado que já não volta e outros ainda, fazem a ponte entre o novo e velho.
A Raquel Ralha e o Pedro Renato, acabam de fazer um disco que, a ver pelo single de apresentação, vai agradar a todos os que viveram outros tempos musicais e ainda acompanham o novo.
Quando me pedem nomes de bandas e músicas que ainda me agradam, costumo dizer, venha o diabo e escolha. 
Eles fizeram a sua e editaram-na com o apropriado nome de "Devil's Choice Vol. 1".
Ainda só conheço este tema e já estou a adorar:

Amanhã eles vão apresentar as suas escolhas ao Sabotage em Lisboa e parece-me que vai ser imperdível. Infelizmente, como não posso ir até lá, resta-me esperar, ansiosamente, pelo disco.


Raquel Ralha e Pedro Renato trabalham juntos desde os tempos dos Belle Chase Hotel. Prosseguiram caminho com Azembla’s Quartet, Ellas e, mais recentemente, com Mancines. 
A convite do programa “Cover de Bruxelas” que passa semanalmente na Rádio Universidade de Coimbra, juntaram-se nos Estúdios Blue House, pela primeira vez, como um duo, para gravar três ‘covers’. Foi na frequência de 107.9 FM, a 11 de Dezembro de 2016, que ouvimos, pela primeira vez, as versões de “​Nerves” (Bauhaus), “Peek-A-Boo” (Siouxsie And The Banshees) e “Right Now” (Herbie Mann / Mel Tormé).
Esta “Cover de Bruxelas Session” foi o motor que deu arranque a “The Devil’s Choice Vol. 1” - disco integral de versões que foi editado dia 10 de Novembro de 2017, com o selo da Lux Records.

Cruzados os nossos caminhos há mais de vinte anos - e não tendo nós parado de trabalhar juntos desde então - chegou, finalmente, o momento de fazermos um registo de músicas que ouvimos numa fase longínqua das nossas vidas e que, por razões semelhantes, nos transmitiram algo de importante nesse crescimento. A minha ligação musical com o Pedro Renato tem cumplicidade e complementaridade inatas e, também por isso, este é um disco que nos traz uma satisfação pessoal muito particular. Uma selecção difícil e penosa que deixa muitos outros temas para uma possível sequela deste álbum. Aqui, a temática preponderante gira em torno da atracção pelo lado negro, porém fascinante, do que é esta coisa confusa, misteriosa e viciante de “viver”, “amar”, “ser”.
Raquel Ralha

Com adolescências apaixonadas e pontuadas por milhares de músicas que ficaram gravadas nas nossas vidas, reduzir esse universo galáctico a 537000 estrelas musicais já não foi, por si só, uma tarefa fácil. A partir daí, para fazer um ‘podium’ com onze temas vencedores, não havia dúvida que teria de ser através de um rigoroso processo de "Venha o diabo e escolha...". Daí termos que lhe atribuir os devidos créditos no título desta compilação. Nasceu assim "THE DEVIL'S CHOICE vol.1". Volume 1 porque o justo seria dar a mesma oportunidade a tantos e tantos artistas igualmente importantes para nós e que ficaram em suspenso nesta primeira incursão no mundo das recriações musicais. Para eles, aqui vão as nossas desculpas; não foi culpa nossa, mas sim... THE DEVIL'S CHOICE!
Pedro Renato

Sem comentários: