quinta-feira, 23 de novembro de 2017

O Gajo no GrETUA - Report


O Gajo – Apresentação de Longe do Chão 
GrETUA – 17 de Novembro de 2017 

O Gajo descobriu o som da viola campaniça, encantou-se por ele e começou a escrever canções sem palavras. Dessas canções, já rodadas por várias paragens, nasceu “Longe do Chão”, um disco surpreendente que “agarra”, desde os primeiros acordes.
O Gajo veio mostrar a sua música ao GrETUA e esgotou a lotação!




O Gajo, além de músico de excelência, é um magnífico contador de histórias e não há nada melhor que uma boa história para enquadrar e dar ainda mais sentido, à maravilhosa música que faz.
O Gajo desenha viagens com sons e faz-nos viajar também, creio que raros foram os que não ficaram conquistados pela sua música que, de início, se estranha e rapidamente se entranha.
A Campaniça (também apresentada como A Gaja) é um instrumento de raiz tradicional que nas suas mãos se “subverte” e transforma numa poderosa arma de Rock e chega a ser usada como instrumento de percussão. Para a tocar como ele faz, é preciso muita imaginação, uma técnica apurada e até alguma (bastante) força física.


 Com O Gajo e A Gaja, vamos ouvindo canções de festa. Canções de locais aprazíveis de Lisboa, (sim, porque Lisboa também está no palco com eles). Canções de encontros místicos com Deusas ou com ex-presidiários, Canções de idosas que ainda são magníficas carteiristas, canções de viagens de Cacilheiro e até de ginginhas bebidas numa tasca qualquer.

O Gajo é um gajo porreiro e, a sorrir faz-nos sorrir, viajar, sentir bem e ainda dá um twist à música electrónica moderna, fazendo uma homenagem aos seus “pais” (Kraftwerk) quando faz soar o The Model, como nunca o ouvimos.

O Gajo prometeu que voltava em breve e vai cumprir, pois a 20 de Janeiro, vai estar na Fábrica das Ideias, na Gafanha da Nazaré, a festejar o 9º Aniversário deste blog.

Entretanto, para o conhecerem melhor, podem ouvir a entrevista que deu à rádio Terra Nova aqui.

Encontram mais fotos do concerto, na página de facebook deste blog.

Este foi o alinhamento completo:
Intro 
Há uma festa aqui ao lado 
Um pouco de chuva 
Miradouro da batucada 
O cego e a guitarra 
Trânsito de Vénus 
A ginja com elas 
Cacilheiro 
A Carteirista 
Férias no Havai 
5 Tons de negro 
A Modelo

Rua Abaixo

Sem comentários: