quinta-feira, 9 de novembro de 2017

Surma no GrETUA - Report

Surma – Antwerpen Tour 
GrETUA – 8 de Novembro de 2017 

 Já se adivinhava que ia ser uma grande noite de música. A casa estava cheia de admiradores, desejosos de ver como resultava em palco, o disco mais esperado da música portuguesa em 2017. Mas mesmo assim., creio que todas as expectativas, que já deviam ser altas, foram claramente superadas. 



A Surma (também Débora Umbelino quando não está em estúdio ou em palco), proporcionou-nos uma viagem pelo seu universo musical que, no mínimo, encantou todos desde o primeiro momento. Com a simpatia e a humildade que lhe são conhecidas, fez desfilar quase todas as canções que compõem Antwerpen e ainda passou por duas das “mais antigas”, uma versão remodelada de “Maasai” (o tema que a mostrou ao mundo) e “Wanna be Basquiat”.
 A segurança que mostra enquanto interpreta os temas, é um pouco traída durante os intervalos dos temas e tem de controlar toda a parafernália que usa para construir o produto final, também conhecido como música para os nossos ouvidos. 

 Por agora, nada de grave, um pé para aqui, uma mão para ali, outro pé para lá e outra mão para além e lá vai dando conta do recado. Mas confesso que até eu estava a ficar cansado com tanta inquietude em palco. 
 Dada a evolução da sua música, cheia de camadas sobre camadas, com a voz a fazer de instrumento extra, começa a ficar urgente, ter mais alguém a ajuda-la a construir sua sonoridade ao vivo. Sob pena de um dia alguma coisa falhar e o “feitiço” se quebrar. 

Por agora, o importante mesmo é que as sensações que nos invadem enquanto a ouvimos e vemos, são bastante positivas. Já a sorte de a ver três vezes ao vivo, e com isso, ter o privilégio de testemunhar a sua evolução, o que me é muito gratificante. 

Aconselho todos os amantes de boa música a vê-la e aproveitarem enquanto ela anda aqui pelo nosso país, pois suspeito que da maneira como ela está a fazer o seu percurso, em breve deixará de ser só nossa e será dessa Europa, quiçá desse mundo todo. 
E já agora, comprem o disco e deixem-se embalar pela sua magia sonora.

Encontram mais fotos na página de facebook deste blog

Sem comentários: