quarta-feira, 23 de junho de 2010

Festas de Abrantes 2010 - Diabo na Cruz

Foi com as cores de Portugal a iluminá-los que os Diabo na Cruz abriram as "hostilidades" para aquela que ia ser mais uma excelente noite de música na Praça Raimundo Soares.
Os lugares mais em frente ao palco rápidamente se encheram de fãs da banda e em pouco tempo o resto da praça ficou cheia de "gente madura".
Os Diabo não deixaram os créditos por mãos alheias e arrancaram os aplausos da plateia rendida desde os primeiros temas.
O concerto foi todo feito a "abrir" e com menos diálogos com o público do que é costume, pois por imposição organizativa, a duração normal foi ligeiramente encurtada.
Isso não impediu a animação geral e a enorme empatia com o público que dava réplica ao desfilar de canções, ora cantando, ora dançando.
Temas como "Loucos", "Tão Lindo" e claro "Dona Ligeirinha" - o tema mais conhecido que foi cantado em coro, duas vezes - fizeram com que ninguém ficasse parado.
Depois do concerto de Aveiro fiquei com vontade de os ver ao ar livre, é que as cadeiras do teatro atrapalham um pouco quando se está a querer desfrutar devidamente a música dos Diabo na Cruz. O concerto de Abrantes provou-me que estes concertos "gozam-se" bem é ao ar livre, em pé e em ambiente de festa.
No encore, entusiasticamente exigido pelo público, veio, o que foi para mim uma bela surpresa, a versão do tema "Lenga - Lenga", original dos Gaiteiros de Lisboa que, curiosamente um ano antes, foi tocado naquela mesma praça.
O alinhamento deste grande concerto de Diabo na Cruz foi:
O sucesso e as solicitações que os Diabo na Cruz estão a ter, fazem-me acreditar que este não vai ser um grupo de um disco só.
Ainda bem, pois a música portuguesa precisa de "lufadas" de ar fresco como eles que mostram que a inspiração na nossa música tradicional, é bastante válida, cheia de modernidade e cativante para todos os tipos de público.

1 comentário:

dj duck disse...

Amigo,
Grande Festas em Abrantes:)
Abraço
dj duck