quarta-feira, 16 de novembro de 2011

D'Bandada - Bandas Por Todo O Lado - Reportagem

 Se a baixa do Porto já e bastante frequentada ao fim de semana, na noite de 15 de Outubro, foi como que tomada de assalto!
O programa prometia: 30 concertos, 20 Bandas, 13 locais
“O objectivo é permitir ao público em geral poder, numa só noite, conhecer ao vivo projectos nacionais com música original que apenas está disponível através da edição da Optimus Discos, explicou à agência Lusa Hugo Figueiredo, director de marketing central da Optimus, acrescentando que o mote da "noite especial é "D`Bandada Optimus Discos – Bandas por todo o lado".
Humanamente impossível assistir a tudo (excepto para quem estava identificado como “press”, mas mesmo assim, só tinham a “facilidade” de entrar e dizer que lá estiveram, pois para ir a todos os espaços não assistiam a nada); havia concertos a decorrer em simultâneo e a lotação dos espaços era super reduzida, mesmo os maiores se tornavam pequenos tal era a afluência.
Quem tal como eu, traçou o seu próprio roteiro, também não viu a sua vida facilitada.
Nas minhas opções pesaram: bandas que gosto muito, locais que desconhecia e bandas que ainda não tinha visto!.
Eliminar o que não gostava foi fácil, mas mesmo assim, ficavam muitas opções para tomar.
1ª Escolha: Livraria Lello, uma das livrarias mais emblemáticas do país e que vergonhosamente ainda não tinha visitado:
 Oportunidade de finalmente ver Osso Vaidoso e obviamente não resisti a ouvir a música de Noiserv naquele espaço.
Fila enorme, muita gente cá fora, mas eu cheguei relativamente cedo e garanti o meu lugar bem lá em cima foi sem duvida uma excelente opção.

2ª Escolha: Loja Vida Portuguesa, mais um local que desconhecia, mas conhecia perfeitamente a qualidade de Frankie Chavez.
Já na fila, ainda ouvi a ultima música d’A Miúda (um dos Novos Talentos Fnac 2011, alias, foi mesmo o tema presente nessa colectânea que ouvi: “Com quem eu quero”).
A fila era imensa e do concerto de Frankie Chavez, só ouvi o último tema no interior do espaço.
Já ele estava a dar os 1os autógrafos e informam-no que pode haver mais um tema e para minha felicidade, eu já estava coladinha ao palco.
3ª Escolha: Galeria de Paris, novo espaço desconhecido e You Can’t Win Charlie Brown que há muito queria ver.
 Mais uma espera super prolongada, mas ainda assisti a 4 ou 5 temas no interior. Ver o que se passava no palco, também estava difícil e suportar os que atrás de mim insistiam em falar, pior ainda.
Este foi o último concerto da noite, as ruas estavam cheias de gente e eu rumei para o Mosteiro de S. Bento da Vitória, onde havia a festa de encerramento. Decoração espectacular, imensa gente e DJ Ride aos comandos.
 Não sei até que hora durou a festa, pois não fiquei para o final.
Muitos compararam esta noite, a uma noite de São João tamanha era a quantidade de gente na baixa, mas na minha modesta opinião, além de ter gostado e felicitar a iniciativa, lamento que tenham sido tantas bandas no mesmo dia e nos espaços que eram, perdeu-se muita coisa interessante e criou-se grande confusão e stress nas filas.
Texto e Fotos Gentilmente Cedidas pela Maria João de Sousa

Sem comentários: