quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Minho Reggae Splash 2012

Cerveira transformou-se no vale dos sorrisos no passado dia 15 de Setembro. Foi nesse fim-de-semana que teve lugar a terceira edição do Minho Reggae Splash. Um festival transfronteiriço, com a simbiose da raia com o reggae, numa mistura com os verdes espaços que a vila proporciona.
É desta multiculturalidade, mística de respeito e convívio, onde o movimento universal do reggae marca musicalmente este festival minhoto.
Festivaleiros maioritariamente galegos que se deslocaram nas suas auto-caravanas, e carrinhas adaptadas, acolheram em massa ao festival, que a cada edição que passa se afirma como um dos festivais temáticos mais fortes do alto Minho, ou diria mesmo do sul da Galiza.
O Reggae não tem fronteiras, “porque somos livres, mano!” como argumenta Angie V dos Urbanvibsz.
A noite começou com os madrilenos Blueskank Acoustic Set, seguidos dos One desta feita da cidade da Coruña.
Novamente na Galiza e de Vigo - os Transilvanians, talvez pela proximidade geográfica foram os mais aclamados da noite, muito pela hora de actuação, onde a maioria dos festivaleiros ainda há pouco tinha terminado o repasto.

Os Urbanvibsz, banda do Barreiro, cativaram o público para a festa raggae com sabor mais luso.
Antes da retirada do recinto, ainda tempo para ouvir o “old School” Earl Sixteen, Jamaicano que transpira o reggae em cada um dos poros. Incontornavel no circuito, este veterano terminou em beleza os live acts com o mais puro reggae com fusão ao dub.
Um ritmo imparável de festa, onde a dança e a boa disposição marcam o evento minhoto, nem mesmo o pé de chumbo consegue ficar quieto!

Texto e Fotos de Miguel Estima

Sem comentários: