sábado, 4 de maio de 2013

Little Friend no Passos Manuel - Report


No passado dia 10 de Abril, tive o prazer de ir até ao Passos Manuel ver a apresentação de “We Will Destroy Each Other" o disco de Little Friend editado pela Optimus Discos.

Para quem não conhece, Little Friend é o resultado da criatividade de John Almeida, um luso-britânico (como o Major Alvega) que por influência do seu amigo André Tentúgal dos We Trust, foi “obrigado” a passar para disco aquilo que de bom foi fazendo ao longo do tempo.

Em palco neste concerto especial esteve a banda base de Little Friend, composta pelos “cúmplices” Carl Minnemann no baixo e Sílvio Minnemann na bateria, e também outros convidados que ajudaram a construir este disco que é uma bela surpresa deste ano musical.
 O concerto começou, suavemente, com o tema Fickle and Troubled, para o segundo tema – Eloise – subiu ao palco o primeiro convidado, Fernando Sousa (X-Wife) que com a sua Lap Steel Guitar, ajudou a mostrar a canção num formato próximo do que se pode ouvir em disco.
 Para o tema seguinte – Blood on My Hands - surge outro convidado, o já referido André Tentúgal que foi para os teclados e ficou para mais um tema – Singing - que não está no disco e foi criado pelos dois. Depois veio o belíssimo Black Sheep que abre o disco “em grande”, logo seguido de Prince of Wales Road, uma referência à rua onde se situava a casa onde John Almeida viveu em Londres e onde nasceram algumas das canções que agora temos o prazer de ouvir.
Mesmo com uma humildade e até timidez própria, o John lá ia agradecendo os aplausos que nunca foram regateados, pois todo o público estava claramente agradado com o que ouvia. Sunken Low que é o primeiro single do disco, One Day e Jay Walker, outro tema que não vem no disco, continuaram o desfilar de belas canções.
 Com o aproximar do final do concerto veio o último convidado, Alexandre Monteiro (The Weatherman), que tocou baixo no tema Sedation e ficou um pouco na “penumbra” para Hell to Play. A princípio até parecia que tinha ficado no palco porque não tinha tido tempo para sair, mas a a minha dúvida logo acabou quando, durante este último tema, sobem para o palco os restantes convidados e um grupo de amigos que fizeram um excelente e arrepiante coro que pôs todos com vontade de cantar o refrão que dá nome ao disco.
 Foi um excelente final de concerto que ainda teve um exigido encore final em que o John cantou sozinho em palco, uma versão muito própria de Search and Destroy dos The Stooges, não sem antes pedir desculpa aos “puristas”, para o caso de se “ofenderem” com o que ia tocar.
Fiquei com vontade de ver este grupo mais vezes ao vivo, para já as próximas oportunidades agendadas são:
17 de Maio – ABC da Cultura – Vila Real 
18 de Maio – Casa da Cultura – Alfândega da Fé 
6 de Julho – Casa do Xiné – Penafiel 
15 de Novembro – Cine Teatro de Estarreja


Podem ver mais fotos desta bela noite musical aqui

Sem comentários: