terça-feira, 7 de novembro de 2017

O Gajo em Viana - Report


O Gajo – Tour de Apresentação de "Longe do Chão"
Cave Avenida - Viana do Castelo– 04 de Novembro de 2017
Texto e Fotos de Miguel Estima

Começo por referir que nunca fui muito de amores por Viana, considero que é uma cidade com eventos culturais muito bons, mas “reservados” para uma elite curiosa ou amiga dos promotores dos eventos.
Por isso é natural que o Cave Avenida tivesse gente, especificamente para o concerto, este promovido por uma “estrutura” denominada Vibe que brinda Viana com alguns concertos na grande maioria rock/grunge/metal, num bar que essencialmente vive do mesmo estilo. Não significando que o concerto estivesse desfasado, e como era de entrada paga, leva a crer que existe de facto um público curioso em Viana.




 O Gajo é o alter-ego de João Morais, que na primavera de 2016 vai a Beja e depara-se com uma viola campaniça, um instrumento muito diferente das guitarras que esteve habituado durante décadas a tocar, e decide trazer uma para Lisboa e começar a escrever canções.

 As composições d’O GAJO podem soar a fado, mas não são fado, podem soar a música tradicional, mas não são música tradicional, são um híbrido disso tudo e muito mais. O GAJO toca música do mundo. E é esse o universo que profícua nos temas que nos contam histórias da cidade oculta. Estórias como “A Carteirista” ou “Navio de Loucos”, fazem parte dos onze temas originais do primeiro disco Longe do Chão, que contou com o apoio e financiamento da Fundação GDA, lançado na passada primavera passada pela editora independente Rastilho.

O concerto em Viana teve algumas falhas técnicas, mas não tiraram a essência do intimismo do concerto. Uma hora de estórias muito bem contadas, com uma forma natural de estar no palco, o concerto fluiu, sem pressas de terminar, num ambiente calmo, como se estivéssemos numa sala de estar, nesta primeira noite fria do Outono.

Encontram mais fotos na página de facebook deste blog.

Sem comentários: