quarta-feira, 31 de julho de 2019

Agenda - Couple Coffe no Avenida

É já próximo sábado, 3 de Agosto, pelas 21.30h, que vamos celebrar os Semeadores de Utopia ao som dos Couple Coffe.
José Afonso e Alípio de Freitas, vão ser homenageados de uma forma única e, seguramente, inesquecível.
A vossa presença é imprescindível.




Semeadores de Utopia – 3 de Agosto 2019 / Avenida Café – Concerto /21,30 Horas

O Núcleo Região de Aveiro da Associação José Afonso, fundado em 2 de Abril de 2011, com sede na Associação Cultural Mercado Negro, tem por objectivo contribuir para a divulgação do exemplo de cidadania e de militância pela justiça e solidariedade que marcou a vida do Zeca.

Nos oito anos de existência, o Núcleo Região de Aveiro realizou inúmeros concertos, tertúlias e recitais, em parceria com diversas associações, artistas e cantores da cidade, fazendo parte das comissões das comemorações Populares do 25 de Abril, tendo sempre no horizonte a obra e o exemplo de José Afonso e o seu desejo de liberdade e de progresso social. As muitas actividades já realizadas e a realizar em 2019, integram-se na evocação do legado do Zeca, nos 90 anos do seu nascimento e nos 45 anos do 25 de Abril.

Neste ano, a Associação José Afonso avançou com uma petição pública, a nível nacional, para o que decorre ainda a recolha de assinaturas, a endereçar à Ministra da Cultura, com o objectivo de que a obra de José Afonso seja declarada de interesse nacional, assinada, até ao momento, por 11 389 pessoas, na plataforma digital e, em formato papel, por várias centenas de pessoas ilustres do panorama cultural do país.

Uma petição de enorme significado, considerando o risco em que a obra inestimável de José Afonso se encontra, face à suposta dissipação de todo o património da Movieplay, em resultado de insolvência. A obra de José Afonso constitui património de inexcedível grandeza, integra o que de mais valioso contém a música portuguesa do século passado, e faz parte da mais vivida memória do nosso passado em ditadura, e do nosso renascimento em Abril na construção de democracia.

No próximo dia 3 de Agosto, pelas 21,30 horas, no Avenida Café – Concerto, parceiro da organização em Aveiro, cidade onde José Afonso nasceu em 2 de Agosto de 1929, terá início a digressão do concerto Semeadores de Utopia, em estreia nacional, pelo Duo Couple Coffee, que lançou o repto de homenagear, por todo o país, José Afonso e Alípio de Freitas, evocando a Liberdade através da música e da poesia que ambos amavam, e com o patrocínio da Associação José Afonso, sob o lema:

 “45 anos do 25 de Abril x 2 (Alípio + Zeca) = 90 anos

Na equação em que a Matemática se liberta do seu rigor formal e transmite as emoções que também os números são capazes de revelar, faz-se a evocação desse dia memorável, perfeito e esperançoso, que nos devolveu o bem mais precioso inerente aos seres humanos - a liberdade! Multiplicando esse número por dois, e atribuindo ao número 2 o nome de dois Homens, eles próprios arautos dos valores de Abril – Alípio de Freitas e José Afonso- essa data, 45 vezes evocada, 45 vezes mostrada às gerações futuras, resulta em 90 anos, número de aniversários desses dois seres mensageiros de liberdade.

Zeca Afonso procurou sinais de fumo, invocando uma civilização pura e antiga que o guiasse nos caminhos da Utopia, demandando cidades sem muros e gente igual por dentro e por fora. Nessa senda cruzou-se com outro homem, de nome Alípio de Freitas, que seguia os mesmos sinais de fumo, que olhava nos olhos e não negava o sorriso e a palavra forte e justa, e que, lá longe, do outro lado do mar, lutou e sofreu pela construção do sonho de um mundo novo, sempre a caminho da Utopia.

Caminharam por várias rotas, cada um a seu modo, mas com a mesma esperança, a mesma vontade de mudar e refazer o mundo, e, acima de tudo, de impedir que a humanidade se desfaça pela insensatez, pela ganância, pela crueldade.

Estes dois homens tornaram-se irmãos pela compaixão que os unia, cúmplices na acção, amigos para o resto da vida, ficando sempre juntos nas margens do rio de onde podiam vislumbrar, se não de outro modo, pelo coração, as gaivotas que apontavam o Oriente. Nasceram no mesmo ano e ambos já partiram, recolhendo-se à constelação da Utopia, de onde continuam a apontar-nos os caminhos da solidariedade universal.

Então perguntamos também: Que outro fumo deveremos seguir, na nossa rota?

Que outro fumo, Zeca? Que outro fumo, Alípio?”

(Associação José Afonso)                                                                   



Couple Coffee é o casamento musical de Luanda Cozetti e Norton Daiello.
Filha de revolucionários (Alípio de Freitas e Wanda Cozetti), Luanda nasceu no Brasil, Rio de Janeiro, e viveu também na Guiné Bissau e em Portugal. Norton nasceu no Sul do Brasil, viveu vários anos no Rio de Janeiro, depois Estados Unidos da América e, desde há uma década, estão em Portugal.
São duo cafeinado, energizante, que transforma o som em música, em pura arte. Ela faz tudo o que quer com a voz. Ele sola, acompanha, e mais do que isso: o seu baixo canta. Dessa alquimia resulta uma música singular, original e sofisticada. A comunicação com o público é imediata. Não há quem fique indiferente a estes músicos, tão virtuosos quanto originais. No seu trabalho há paixão, há uma forma única de saciar a sede do público a nível mundial. Luanda Cozetti, cantora platina com o projecto Rua da Saudade, e Norton Daiello, um dos mais conceituados baixistas a viver em Portugal, formaram os Couple Coffee em 2005. Até agora editaram cinco CDs. Em 2005, com a formação de duo, estrearam com o CD PURO. Em 2007, ampliaram o projecto. Com o guitarrista Sergio Zurawski e o conceituado percussionista Ruca Rebordão criaram a Couple Coffee & Band. Com esta formação gravaram os CD Co'as Tamanquinhas Do Zeca! (2007), Young And Lovely – 50 Anos De Bossa Nova (2008), Quarto Grão (2010) – cujo tema, Luandando, foi galardoado com o Prémio Grão de Música em São Paulo, Brasil, em 2015. Em 2017 editaram o CD Fausto Food.Atualmente, encontram-se a gravar o seu 6º álbum.



Sem comentários: