terça-feira, 5 de julho de 2011

Kumpania Algazarra em Aveiro

No passado sábado dia 2 de Julho, tive o prazer de ir até ao Rossio de Aveiro, para assistir ao que foi uma verdadeira Festa da responsabilidade da Kumpania Algazarra.
O concerto começou um pouco mais tarde do que o previsto, mas talvez até tenha sido bom, pois o recinto ficou bem mais composto durante a meia hora de atraso.
Para quem não conhece a música destes rapazes de Sintra, posso dizer que é uma fusão entre o “furor balcânico, deambulações árabes, calores latinos e requintes de afro-beat, explosões de turbofolk e ska”, ainda por cima muito bem tocada por todos. Nota-se uma grande qualidade de todos os músicos que tocam a um nível tão grande que até parece fácil tocar assim. Com a alegria que a banda toca e nos contagia, quase que não reparamos naquilo de que eles falam, mas a sua mensagem sobre tudo o que nos vai rodeando e o que vai acontecendo à nossa volta não é esquecida.
Durante grande parte do concerto a timidez do público era muita e os constantes apelos à dança, por parte do vocalista, não eram atendidos. Coisa que em Aveiro é muito normal, pois por aqui passa-se demasiado tempo a pensar naquilo que os outros hão-de pensar, mas depois de meio do concerto e após várias intervenções bem-humoradas a festa instalou-se até ao fim.
Os Kumpania Algazarra mostraram que como eles, há poucas bandas a fazer uma animação assim, ainda por cima a tocar tão bem, eles conseguem animar até o mais "sorumbático".
Chegou até a criar-se uma nuvem de pó em frente ao palco que substituiu os fumos que costumam vir do palco para o público, digamos que foi uma versão orgânica da fumarada que costuma envolver os músicos durante os espectáculos. Eu fiquei com vontade de “repetir” a dose.
Aqui fica o “menu” da Festa:
Os próximos espectáculos do grupo são:
Dia 9 de Julho em S. Vicente de la Barquera na Cantábria, Espanha
Dia 12 de Julho em Freamunde
Dia 16 de Julho no Porto
Dia 23 de Julho em Coruche
Dia 28 em Lisboa
Dia 30 de Julho na Praia Vasco da Gama em Sines – este concerto é integrado no Festival de Músicas do Mundo de Sines e vai ser muito especial, pois vai ser gravado em áudio e vídeo para uma futura edição de CD/DVD
10 de Agosto no Faial - Açores

Sem comentários: