quarta-feira, 25 de julho de 2012

Gaiteiros de Lisboa - Avis Rara

Avis Rara foi o nome que os Gaiteiros de Lisboa escolheram para o álbum que marca o seu regresso às edições discográficas. Já pronto há cerca de dois anos, mas sem uma editora à altura para lhe dar forma física, foi finalmente a d’Eurídice que conseguiu correr esse risco. Digo risco, porque nos dias de hoje editar música é sempre um risco, mesmo quando tem a qualidade da dos Gaiteiros de Lisboa.
O certo é que, mais ou menos atribuladamente, o disco está cá fora e recomenda-se. Nele estão dez das melhores canções do grupo e uma faixa extra do “melhorio” que além de surpreendente é divertida. Estão também convidados de peso, os Adiafa no tema “Fez Sábado Quinta-Feira”, Zeca Medeiros em “Pragas”, Sérgio Godinho e Armando Carvalhêda em “Avejão” e Ana Bacalhau n’“Os Palácios da Rainha”.
A diversidade da música e das letras continua a encantar e sem nunca “desligar” a influência tradicional, a modernidade é enorme, a harmonia de vozes é também a de sempre e a cada audição vão-se descobrindo coisas novas.
Neste disco, rogam-se pragas por um amor que acaba mal ou a mal - Pragas - e canta-se o alívio do fim do amor atribulado por uma espanhola -A Uma Ingrata - brinca-se com as palavras e com algumas realidades – Proparóxitonias - também se fala daquilo que nos rodeia de uma forma directa, embora parecendo que se está a falar de aves, - Avejão – e claro não faltam os temas tradicionais – Fez Sábado Quinta-Feira - A Devota da ErmidaMoinho de MãoConde Ninho S. João – todas com o “toque à lá” Gaiteiros que lhe dão sempre outro ar.
Para o fim há uma surpresa que aqueles que ouviram a entrevista de Carlos Guerreiro à TSF, no excelente programa Pessoal e Transmissível, sabem que falo da faixa “escondida” – Cabezón de Pisuerga – localidade do País vizinho que existe mesmo e que deu uma excelente canção.
Em conclusão digo-vos que comprem o disco para terem o prazer de ser proprietários de um dos melhores discos do ano.

Ao Vivo:
- Ainda podem ver os Gaiteiros de Lisboa em Águeda já amanhã, no último concerto do Festim e para “abrir o apetite”, deixo o vídeo de Avejão que já foi captado nestes concertos do Festim:

- Estão já marcados dois para Outubro:
Dia 10 na Casa da Música – Sala Suggia – no Porto
Dia 15 na Culturgest em Lisboa

Sem comentários: