sexta-feira, 20 de março de 2015

Banda do Mar em Ílhavo - Report


A 7 de Março o Centro Cultural de Ílhavo esgotou para receber a Banda do Mar, cujo disco com o mesmo nome foi uma das melhores “coisinhas” da área pop/rock que apareceu no nosso país, já no final do ano passado. Em palco estiveram os mentores Fred Ferreira, Marcelo Camelo e Mallu Magalhães, acompanhados pelos excelentes músicos – Alexandre Bernardo (Laia) na guitarra e Nuno Rafael (actual director musical de Sérgio Godinho, Ex-Peste & Sida, etc.) a pegar no baixo como se fosse uma guitarra, e, como era de esperar, deram um show do melhor.

Como ainda só têm este álbum, pensei eu que seria um concerto daqueles em que o tema mais “orelhudo” fica para o fim e vai decorrendo em crescendo até ao clímax, à boa maneira a que estamos habituados. Ora eles trataram logo de me mostrar que estava enganado, e ao quarto tema, o tal single – Mais Ninguém – já estava “despachado”.
Ora esta foi uma excelente opção pois, assim deu tempo para descobrir que neste disco há muito mais que um single, e o concerto, em vez de culminar num “ponto alto”, teve sim vários pontos altos com alguns momentos de acalmia.
Além do disco quase tocado na íntegra, tivemos ainda temas de Los Hermanos, de Marcelo Camelo e de Mallu Magalhães a solo que se tornaram, de repente, quase como clássicos do reportório da Banda do Mar.
 Sem grandes quebras de tempo, deu para notar a enorme cumplicidade entre o trio e o amor óbvio entre Mallu e Marcelo, para além da maestria com que tudo foi tocado. Deu também para sentir a enorme simpatia e cumplicidade de todos que deixou o público, obviamente, conquistado desde os primeiros acordes e não foi preciso insistir muito para que se juntassem à banda nos três temas do encore, fazendo do palco uma enorme pista de dança e local para as “auto-fotos” ou em português selfies, para fazer inveja aos amigos. Chegou ao ponto do Marcelo, em jeito de desabafo, dizer algo do género: “Pessoal, vamos só ouvir a música e tiramos as fotos no fim, para não parecermos um bando de turistas japoneses, sempre de máquina na mão!”, com que conseguiu, captar a atenção do público para o que era mais importante, ou seja a música e o belo momento que estavam a viver. Banda do Mar ao vivo é seguramente uma experiência que quero repetir muitas vezes e tenho a certeza que o mesmo se passa com todos os que ali estiveram.
Este concerto já entrou directamente para o “panteão” dos concertos memoráveis!

Encontram mais fotos no álbum da página de facebook deste blog.

Aqui fica o alinhamento completo para mais tarde recordar:
Cidade Nova 
Me Sinto Ótima 
Hey Nana 
Mais Ninguém 
Pode Ser 
Mia 
Faz Tempo 
Velha e Louca 
Vermelho 
Sambinha Bom 
Além do que Se Vê 
Solar 
Seja Como For 
Doce Solidão 
Janta 
Dia Clarear 
Encore: 
Cena 
Morena 
Muitos Chocolates

Sem comentários: