segunda-feira, 9 de maio de 2016

Alfonso Calvo Septet - Sea Ahead


Começamos a ouvir o SeaHead e, logo nos primeiros acordes, o vibrafone do Ton desperta-nos para algo muito bom. Seis temas brilhantemente arranjados, numa formação pouco habitual, que é um septeto e, ainda, conta com a participação especial do Ton Risco no vibrafone.
O contrabaixista de Santiago de Compostela acaba de lançar novo álbum- SeaHead. Segundo álbum de originais, sendo este como líder. Os temas foram gravados na Corunha, em Dezembro de 2015.


O álbum que nos chegou às mãos, neste inicio de Maio, transformou a primavera musical. Ficando cheia de cores e sentimentos, desde um SeaHead até um Come Sping, onde nos deliciamos com um excelente trombone de Bruno Valle. Pelo caminho, a mestria da Naíma Acuña na bateria e de um nome incontornável do saxofone galego - Pablo Castaño. Do septeto, ainda, fazem parte Xosé Miguélez no saxo tenor, Rubén Salvador no trompete e Iago Mouriño nopiano. São quarenta minutos de uma consagração fantástica.
Alfonso Calvo consegue um disco repleto de texturas, com diferentes ambientes sonoros. Mostra-se mais evidente no inicio do tema “En Dous Pasos”, mas a sua presença está sempre lá, de uma forma indelével, como se fosse uma bruma ou nevoeiro constante, embelezando a construção sonora.
Um disco com nota: Excelente

Texto de Miguel Estima 

Sem comentários: