terça-feira, 30 de agosto de 2016

Festival Folk Celta 2016 - Report


Ao todo era uma dúzia de propostas para esta nona edição do Folk Celta em de Ponte da Barca.
Certame que decorreu no fim-de-semana de 29 e 30 de Julho, na Praça Terras do Nóbrega, com a habitual feira alternativa, junto às margens do rio Lima.
Com muita pena minha, não consegui assistir a mais do que quatro concertos e mesmo o quarto ficou a meio…


Drusuna abriram o palco Bricelta, naquela que porventura foi uma das melhores surpresas do festival.
Vindos de Guimarães, o concerto que teve um início atribulado por questões técnicas, mas com estes males, foram ganhando público que começava a chegar ao recinto do festival. Traçaram logo o ritmo forte, num misto de pagão,numa evocação a antigos rituais, onde a música faz parte de um cenário bem elaborado.

A minha grande aposta desta edição era o trio Talabarte, considerando que só ia neste dia. O trio da Corunha formado por Quim Farinha no violino, Pedro Pascual no acordeão diatónico e Kin Garcia no contrabaixo, proporcionaram uma viagem à música popular da Galiza. Criaram uma atmosfera fantástica, bem ao estilo do folkcelta.

A festa continuou no palco Bricelta com os Palankalama, quarteto do Porto que fez uma belíssima ponte entre os Galegos e o Alentejano que viria a seguir.
Na continuação de uma noite que estava fria e um pouco inóspita, o quarteto criou ambientes ficcionados com uma leveza entre o rock e o folk. Numa mistura celta certeira.

O grande nome da edição deste ano era António Zambujo, aposta da organização para um nome mais comercial da folk. Mas, com tantos eventos no alto Minho e, talvez, pelo preço um pouco menos simpático dos bilhetes, não houve uma adesão em massa.
A pacatez de Zambujo transformou a dança na melancolia. Tendo em conta que a grande maioria da assistência estava a aguardar por este concerto, ele não defraudou a assistência e, apesar do frio, os fãs de todas as idades e gerações mantiveram-se activos durante o concerto.

O festival continua a ser uma das melhores e mais interessantes propostas no que toca ao mais fresco, que temos no folk e celta ibérico. 
Ir a esta vila Minhota descobrir o seu património, dar um mergulho no Lima e aproveitar para duas boas noites de folia é um dos atractivos que proporciona o Folk Celta.

Encontram mais fotos aqui.

Texto e Fotos de Miguel Estima.

Sem comentários: