quarta-feira, 13 de setembro de 2017

Grandfather's House - Diving - 15 de Setembro

Como se costuma dizer relativamente a discos portugueses cantados em "estrangeiro", nem parece português. Só que este, é feito por portugueses e está muito bom mesmo. O disco só sai dia 15, mas já tive o prazer de o ouvir. Para mim foi uma enorme surpresa, e sinto-me na "obrigação" de dizer a todos que o ouçam de ponta a ponta e como tal aconselho-o vivamente.

Este é o seu segundo single:


Para conhecerem melhor...

Foto de Tiago da Cunha
 ...cliquem em Ler Mais.


Grandfather’s House é uma banda de Braga que surge em 2012. Com Tiago Sampaio na guitarra, Rita Sampaio nos sintetizadores e voz e João Costeira na bateria, contam até hoje com mais de 250 concertos dados por todo o país e internacionalmente. Com o seu primeiro EP "Skeleton", editado em 2014, percorrem Portugal na sua promoção. Em 2016, editam o longa-duração, "Slow Move", sendo aclamados pelo público e pela crítica tendo, com este, lançado dois singles “Sweet Love Making” e “My Love”.
Actualmente, preparam o lançamento do seu terceiro disco - “Diving” -, resultado de uma residência artística no espaço gnration (Braga), contando com as participações de Adolfo Luxúria Canibal, Nuno Gonçalves e Mário Afonso, na voz, teclados e saxofone, respectivamente. Com um método de composição mais complexo, que contou com a participação de mais um elemento em todos os temas – o músico convidado, Nuno Gonçalves (teclas) – a banda, explora assim, uma sonoridade mais densa.
“Diving” será editado dia 15 de Setembro de 2017. É agora lançado o single de avanço “You Got Nothing to Lose” com videoclip produzido e realizado por CASOTA Colective (Leiria).
BIO
Grandfather’s House surge em meados de 2012 em Braga como “one-man band” pelas mãos do actual guitarrista Tiago Sampaio. Mais tarde, em 2013, a sua irmã Rita Sampaio junta-se à banda como vocalista e, em 2014, lançam o seu primeiro registo, o EP “Skeleton”. Após o lançamento, João Vitor Costeira adiciona bateria à banda finalizando a sua formação. Na promoção deste EP percorrem Portugal juntamente com uma tour na Galiza (Espanha), de onde destacamos a presença em vários festivais: Festival Vodafone Paredes de Coura, Festival Avante, Noites Ritual e Indie Music Fest.
Em Março de 2016 é editado o primeiro longa-duração da banda, “Slow Move”, com uma sonoridade marcadamente mais “pop” e “synth-pop”, contrastante com o “blues” do primeiro EP, tendo sido aclamados pelo público e crítica em Portugal e na Europa. Atravessaram o país para mais de 100 concertos, incluindo o Festival Vodafone Paredes de Coura 2016 e, internacionalmente, actuando no Festival SZIGET em Budapeste e realizando uma tour europeia que contou com 13 concertos espalhados por 6 países.
Actualmente, a banda prepara-se para editar o seu terceiro registo, o segundo longa-duração “Diving”. Gravado e produzido na Mobydick Records (Braga) por Budda Guedes e Grandfather’s House, misturado e masterizado no HAUS (Lisboa) por Makoto Yagyu, este disco teve como principal impulsionador e parceiro o espaço gnration (Braga), dada a sua criação no âmbito de uma residência artística.
Neste novo disco contam com participações de Adolfo Luxúria Canibal (Mão Morta), Nuno Gonçalves e Mário Afonso, na voz, teclados e saxofone, respectivamente. Com um método de composição mais complexo que teve a colaboração de mais um elemento em todos os temas, o músico convidado Nuno Gonçalves (teclas), a banda explora assim uma sonoridade mais densa. As letras do disco, por Rita Sampaio, incidem nas memórias, lembranças e de certas emoções que estas trazem com elas. A temática do disco vai desde  o despertar de memórias que pareciam adormecidas pelo tempo, crescendo uma raiva, quase um estado depressivo, transformando-se na sua aceitação e num estado de paz de espírito.
DISCOGRAFIA
EP “Skeleton” - 2014
LP “Slow Move” - 2016
LP “Diving” - a editar a 15 de Setembro de 2017
TOURS
Tour Galiza - 2015
Tour Europeia - 2016
LOCAIS RELEVANTES
Festival SZIGET (HU) - edição 2016
Festival Vodafone Paredes de Coura (PT) - edição 2013 e edição 2016
Festival para Gente Sentada (PT) - edição 2016
Festival Avante (PT) - edição 2013
Noites Ritual (PT) - edição 2015
Indie Music Festival (PT) - edição 2014
Casa das Artes de Vila Nova de Famalicão
Teatro de Valadares
Teatro Cinema de Fafe
Hard Club
Music box
LINKS DE INTERESSE







Youtube: “Sweet Love Making”: https://www.youtube.com/watch?v=sVs-avkoloQ
Youtube: “My Love”: https://www.youtube.com/watch?v=UOODNYv47AA

Sem comentários: