quarta-feira, 23 de janeiro de 2019

Dadga - Dadga


Disco ouvido e apreciado por Miguel Estima

Quando se faz música por gosto as coisas fluem tão naturalmente que, até arrepia a qualquer um dos ouvintes. Seja de que género for. Neste caso estamos a falar do tradicional, e da forma como estes quatro jovens de Vigo conseguiram pegar no legado de canções dos seus antepassados, dar um novo arranjo para o quarteto e criar uma bela mostra que temos muito a aprender com a música tradicional deixada por eles.
O quarteto que habitualmente se reúne no San Simon Fiddle, um dos maiores encontros de cordas da Península. Criaram laços de amizade e de companheirismo, são eles Claudia Abril na voz, percursão e violino, Hugo Franco na guitarra e bandolim, Maria Jorge no violino e Marina Carpente também no violino e coros.
O disco conta com cinco temas, é um EP que sabe a pouco, mostrando claramente uma vontade muito própria destes jovens músicos no cancioneiro tradicional e no amor que sentem pelo tradicional e pela música folk. 
Nota final: temos de seguir os passos de cada um deles, pois têm outros projectos de importância para a música tradicional. 

Sem comentários: