quinta-feira, 11 de abril de 2019

Caldo - Caldo



Disco apreciado por Miguel Estima

Desta vez a proposta da Galiza vem de uma formação com nome suculento. Caldo como se diz no norte de Portugal e na Galiza, quer dizer sopa, mas normalmente é uma sopa mais suculenta e bem mais abastecida de conteúdos. E o disco, é o resultado disso. Três amigos que se juntaram e decidiram gravar sete temas: quatro de música tradicional galega, três deles do reportório de Rosa e Aida Garrido, e um fandango da coleção Feijó e ainda três temas originais de Pedro Fariñas.
Todos os temas têm arranjos do colectivo, que tanto é um duo -  Maria Jorge no violino e Pedro Fariñas na guitarra - como pode  ser um Trio quando a Anäis Barbier se lhes junta com a  voz e pandeireta.
O Caldo é isso mesmo, o resultado de que o folk e a música tradicional segue o seu ritmo. Mais restrito, contudo ainda existe que procure perpetuar o legado dos seus antepassados e continuar a difundir o melhor do tradicional galego.
É um disco curto, mas muito bom, de fácil audição e que nos pode fazer muito bem companhia, principalmente na hora do dia que estamos a comer, a evocação ao tradicional e o folk é uma mais valia que deve ser incentivada e motivada a continuar a existir. E são projectos frescos como Caldo que o fazem e muito bem.   

Sem comentários: