segunda-feira, 23 de março de 2020

César Cardoso Ensemble - Dice of Tenors


Disco apreciado por Miguel Estima


O novo álbum de César Cardoso, a ver a luz do dia no próximo mês de Abril, recorre ao clássico universo do jazz e dá-lhe uma nova roupagem. O saxofonista de Leiria, foi buscar temas a alguns dos tenores de referência do passado, como Benny Golson, John Coltrane, Joe Henderson, Hank Mobley, Dexter Gordon e Sonny Rollins, e criou o seu próprio ensamble com Jason Palmer, Miguel Zenón, Massimo Morganti, Jeffery Davis, Óscar Marcelino da Graça, Demian Cabaud e Marcos Cavaleiro, diríamos mesmo uma formação de luxo. Para além dos temas clássicos, o disco vem acompanhado de dois temas de criação do próprio César Cardoso, dando um toque especial ao disco de titulo “Dice Of Tenors”.
Estamos assim perante um disco fantástico de jazz, com excelentes interpretações, muito bem produzido, e isso mais do que a audição nos permite, sente-se! 
Quando um disco ultrapassa a barreira do lado mais clássico e se reinventa. Vai buscar mais alguma coisa que incorpora e dá mais brilho. Este “novo corpo” a temas clássicos do jazz, faz com que um bom ouvinte de jazz se entusiasme e provoque uma boa sensação quando o colocamos no nosso leitor de CD.  

Sem comentários: