terça-feira, 31 de março de 2020

Grutera - Aconteceu


Disco apreciado pelo Miguel Estima

O novo disco de Guilherme Éfe mais conhecido por Grutera, virá ao mundo a 8 de Maio, entretanto já nos chegou uma edição para pré-escuta e audição. É um disco que marca o reinício de uma nova etapa, depois de uma pausa de cinco anos.
 As primeiras composições para o disco aconteceram numa espécie de residência que Grutera fez em Braga com Tiago e Diogo Simão no final de 2017 onde, inicialmente, a ideia era ter mais instrumentos, mas acabaram por sentir que as músicas pediam para deixar todos os temas mais livres de interpretação.
Grutera procurou explorar um som mais denso, mais cheio e corpulento, recorrendo por isso pela primeira vez a uma guitarra semiacústica electrificada e à utilização de pedais de loops e efeitos.
Este disco não é uma quebra do que já nos tinha habituado, contudo tem um som mais limpo e ao longo dos temas vai ganhando mais energia, como a intensidade a ganhar mais força com as experiências entre loops e efeitos. É um disco onde os temas são reflexo desse processo de introspecção, um disco que foi cozinhado com tempo. É essa ‘maturidade’ nos temas, que sentimos um disco mais pessoal e mais íntimo. Para ouvir a meio da primavera.
Entretanto podem ouvir o single “Fica entre nós” no youtube.

Sem comentários: