quarta-feira, 11 de novembro de 2020

Jorge da Rocha no Avenida Café-Concerto

 

Jorge da Rocha Apresenta "BLAU" no Avenida Café-Concerto

30 de Outubro de 2020

Já era a segunda visita do Jorge da Rocha ao Avenida, desta vez veio com banda, e finalmente, consegui ir assistir ao seu concerto.

A "desculpa" era a apresentação de "BLAU - Being Lost As Usual", o seu mais recente e, diga-se de passagem, excelente álbum.

Contando com a talentosa companhia de Marco Moreira na guitarra, Tó Oliveira na Bateria, e Gil Alves no clarinete, Jorge da Rocha proporcionou-nos um magnífico passeia pela sua maravilhosa música.




O acústico, o eléctrico e o electrónico, cruzam-se de uma maneira que torna difícil compartimentar a sua música, ora isso liberta-me para usar a simples classificação de boa música. Já falei do talento de todos os executantes, mas não me fica mal sublinhá-lo novamente.

Depois temos as letras que nos vão trazendo, de uma forma especial, algumas lembranças de situações que nos afectaram e afectam, como no tema "Terra Quente", que fala do problema dos incêndios que, infelizmente, com alguma regularidade, nos assolam.

A forma pouco "ortodoxa", como o Jorge aborda o seu contrabaixo, vai cativando a cada tema. De tema para tema, o instrumento vai sendo explorado das mais diferentes formas, chegando a ser quase hipnotizante, pelos sons que emite.
Da guitarra do Marco, também foram bastas as vezes que ouvimos sons pouco usuais para tal instrumento, e todo esse desafio sonoro, fez com que este seja um dos concertos qe vão ficar na memória.
Agora irei sempre seguir quase "religiosamente" todas as propostas do Jorge, pois prevejo que nunca seremos defraudados, basta dar atenção aos três álbuns que já fazem parte do seu Curriculum.
Resta-me agradecer ao Avenida Café-Concerto, por, nestes tempos loucos, em que tudo parece correr mal, ainda conseguirem oferecer-nos cultura que ajuda a carregar baterias, esquecer por uns momentos, o que anda por aí e sentir segurança plena.
Deixo também o desejo de que o público não se deixe conquistar pelo medo e venha assistir a eventos culturais.

Encontram mais fotos na página de facebook deste blog.
 



Sem comentários: