quinta-feira, 21 de maio de 2009

Primeira Vez

Era domingo e, como sempre, passei a tarde a ouvir "O Cantante" do Luis Montez na Rádio Comercial. Não era um domingo igual aos outros pois, além da habitual boa música que ele passava, ia ser apresentado o novo disco dos Xutos & Pontapés-"88".
Se bem me lembro quem veio para a entrevista foi o Zé Pedro e o Tim, já não tenho a certeza se estava também o Kalu. Como era corrente a entrevista servia para descrever o novo disco e tinham, de vez em quando, de falar por cima dos temas para ninguém gravar, tempos engraçados.
Eu estava em entusiasmadíssimo, ainda por cima, era já no sábado seguinte que eles iam tocar ao Pavilhão dos Dragões de Alferrarede. Antes desse esperado dia, houve alguém que comprou o disco (LP), na antiga discoteca Mike & Louis, em Abrantes. Claro que gravei logo uma cassete para poder "treinar" as musicas novas para o concerto. Ia ser o meu primeiro concerto sem supervisão de adultos.
Como evidente foi memorável, a primeira parte foi feita, como era costume na zona, pelo Grupo Astral, um excelente grupo que tocava versões de bom Rock, tinhamos sempre direito a um pouco de Deep Purple, Led Zepelin e coisas do género, fizeram uma primeira parte competente mas a malta naquele dia queria era Xutos.
O Pavilhão foi enchendo e eis que os nossos heróis entravam em palco, a emoção foi enorme. Eu já conhecia os Xutos há algum tempo, já os ouvia no programa "Lusoclube" do Pita, há pelo menos dois anos. Cheguei a ouvir várias vezes os temas do ao vivo no Rock Rendez Vous, cujas fitas andaram desaparecidas e que só há poucos anos atrás foram passadas para CD. Era portanto um conhecedor do grupo, mas que nunca os tinha vista a actuar, foi naquele dia que pude cruzar os braços em forma de X e cantar todas as músicas em plenos pulmões, que alegria. Eles claro que não desiludiram, já eram uma "máquina" bem afinada, deram mesmo um grande concerto que deve ter sido um dos primeiros da Tour do 88. Como já toda a gente sabe, essa Tour acabou com a gravação do triplo ao vivo no Pavilhão dos Belenenses, é desse concerto que eu destaco este video do "Submissão",tema que gosto sempre de ouvir e que é cantado pelo Zé Pedro.

5 comentários:

Unknown disse...

Excelente trabalho João... e com muito cunho pessoal como não podia deixar de ser. Continua.

Abraço

Ricardo F.

dj duck disse...

Ah,grande Zé Pedro antes de ser Comendador!!!
Abraço
dj duck
nuno_pato@hotmail.com
www.domingospaciencia.blogspot.com

Rita disse...

Delicioso relato dos "bons velhos tempos".
O ano seguinte, 1989, marcou a minha vida... Foi no dia 19 de Abril que trabalhei com os Xutos pela 1ª vez, a vender o merchandise...
Parabéns pelo blog,que é fantástico, e já agora parabéns a ti também... Como fã dos Xutos, que sem dúvida és,também mereces ser felicitado!
Beijinhos
Rita

Joao Nuno Silva disse...

Muito obrigado pela "força"!

Sara Almeida disse...

Já os vi muitas e muitas vezes mas esse concerto ,em 88, nos Dragões, foi para mim o melhor de todos até hoje!Foi BRUTAL!
Bjitos