quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Auxiliares de Memória XVI

Hoje deu-me para lembrar o verão de 1991. Foi precisamente no início do mês de Agosto desse ano que, após uma longa e dura época de exames de primeiro ano de Universidade, acompanhei a família a “contragosto” para umas férias em Vila Nova de Milfontes. Mal sabia eu que iam ser umas férias bem “bacanas”, na primeira semana dediquei-me quase em exclusivo ao descanso, à leitura e à escrita de cartas para um amor recente, sim, sim escritas quase diariamente, pois na época não haviam e-mails nem sms nem nada dessas modernices. Alimentar paixões só escrevendo ali “no duro”, era preciso ter muita dedicação. As noites, como ainda não conhecia ninguém, eram passadas no saudoso Cinema Girassol, tão bem descrito neste Blog.
Na segunda semana comecei a ir de manhã para a praia e encontrei um grupo de amigos do Rossio e do Tramagal, a partir daí já comecei a ver Milfontes de outra maneira. Comecei a frequentar mais a noite e foi aí que descobri o bar Manjedoura, onde se ouvia boa música ao vivo, o Bar Azul, da tequilla bum-bum com as amigas de Esmoriz e onde certa noite pude assistir à sua porta, já depois do fecho, a uma valente sessão de Blues/Rock acústico à desgarrada, todas as noites tinham inicio no bar Quebra-Mar e muitas vezes acabavam aí ou na discoteca SudWest, que na época passava boa música, agora como todas deve ser o catchapum-catchapum do costume.
Mas voltando ao Quebra-Mar, local onde eu passava a maioria das noites, cuja música era bastante agradável, claro que recorrendo aos sucessos do momento, mas ainda davam umas “Rockalhadas” engraçadas, era aí que eu ouvia regularmente o “Paradise City” dos Guns’n’Roses, foi aí que observei, durante todo o tempo que lá passei, um casal que pacificamente conversava toda a noite enquanto bebiam a suas imperiais, mas que cada vez que passavam os Guns, o homem começava a abanar a cabeça e a acompanhar o ritmo batendo na mesa, quando a canção terminava tudo acalmava e a conversa voltava ao normal. Nunca mais me esqueci dessa imagem que se repetia todas as noites, passou quase a ser um ritual sair do bar só depois dessa “coreografia”.
Em memória desse tempo fica este vídeo.

3 comentários:

dj duck disse...

Eu fui muitas vezes para o Parque de Campismo do Sitava a uns bons 14 kms de Vila Nova de Mil Fontes,bem coladinho a uma praia fantástica.A última vez que lá acampei foi em 98,ano de pj harvey,sonic youth,the cure,portishead,therapy?,yo la tengo no Sudoeste.
Este video é retirado da actuação dos guns na homenagem ao Mercury,não é?
Abração
dj duck
p.s.Em 91 andava no 12ºano.

Joao Nuno Silva disse...

E que grande ano foi esse do Sudoeste, eu ouvi-o na rádio, ehehe
Sim, sim é esse o video.
Abraço

TZ disse...

Era 84, bebi esse vinho na manjedoura e apanhei enjoos de "meninas estás à janela".
Fui à boleia. No saco: conservas, arroz esparguete. No bolso 500$00: era pouco mesmo à época. Adoeci. Feliz.
Viva o Turismo de Pé Descalço!