domingo, 9 de agosto de 2009

Mais Saudades da Galiza


Há várias coisas que me fazem ter saudades da Galiza. As paisagens, a música, os bares e principalmente as pessoas, as que conheço desde as primeiras visita e as que fui conhecendo posteriormente através destas. Tudo começou com a minha lua-de-mel em Outubro de 2001 e, desde aí, o meu amor pela Galiza, particularmente pela Corunha, não parou de aumentar.
Os bares com visita obrigatória são a Cova Céltica bar mais virado para a música tradicional, do qual falarei noutro artigo, e o Àrea Crítica, bar mais da linha do Rock, ambos situados na Rua de Órzan.
No Àrea Crítica conheci o Manolo, propietário, a quem eu carinhosamente acuso de ser "Agente da Secreta". O fundamente desse baptismo é simples, a partir de certa hora a porta do Bar fecha e só é aberta a porta após uma primeira espreitadela do próprio Manolo por uma fresta da portada. Se estiveres demasiado alcoolizado ou com cara de quem vai arranjar problemas, a porta nem sequer se abre. Se as tuas intenções forem boas, és atendido com o maior dos sorrisos e com sorte ainda podes ter uma boa conversada como o Manolo. Foi o que aconteceu comigo, além do mais temos amigos comuns coisa que facilitou a nossa interacção. Assim, só como exemplo, andavam vários amigos meus galegos "enfadados" uns com os outros há cerca de três anos atrás, quando eu em jeito de desabafo digo ao "Lolo" que não penso voltar tão cedo à Corunha. Passado um bocado depois de nos servir mais umas Estrellas o bom do Lolo vai para a cabine de som e põe a tocar um cd de Xutos, ao que eu tive de responder: "Lolo" assim vou ter de voltar aqui, nem que seja só para te visitar!
Durante os vários anos que levo a visitar o bar, o "Lolo" passava sempre um video dos The Pogues ao vivo no Town & Country, certa vez, creio que à dois anos atrás, pedi-lhe que me fizesse uma cópia para eu levar para Aveiro, coisa que ele se prontificou a fazer. No último dia da minha estada na Corunha ele deu-me este dvd que está na foto, com aquela dedicatória e reparo eu que era a cópia dele, ao meu comentário sobre isso ele responde que como não conseguiu copiar decidiu oferecer-ma à mesma por ver que viu que eu gostava tanto dela.
Ainda não sei quando é que vou poder voltar a visitar a minha Corunha, mas como é lógico, terei de voltar ao "Àrea Crítica" para beber uma estrella e brindar com o "Lolo".
Aqui fica um dos temas desta gravação dos The Pogues, em que eles cantam uma versão do London Calling em conjunto com o saudoso Joe Strummer.

Sem comentários: