quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Filhos do Tédio

Se há banda que eu tenho pena de não ter visto ao vivo, essa banda é Tédio Boys, ainda por cima eles estiveram em Aveiro e deram um grande concerto no antigo Bar da Associação e eu, nem me lembro bem porquê, não pude ir ver.
Fui sempre acompanhando a banda e algumas das suas histórias, quer pela imprensa (Blitz, principalmente), que por amigos comuns (Granada principalmente), sempre achei piada à atitude e maneira de estar da banda. Queria apenas deixar a nota, pois entretanto já fui conhecendo alguns deles, que grandes pessoas fazem sempre grandes bandas.
Hoje em dia acompanho e compro praticamente todos os discos que vão saindo dos projectos de antigos membros do grupo, creio que só me escaparam os Parkinsons, mas D3o, Bunnyranch, Wray Gunn, Legendary Tiger Man e ultimamente os Tiguana Bibles, já fazem todos parte da minha colecção de discos.
Agora já existe uma maneira de perceber ainda melhor o que é que os Tedio Boys foram e aquilo que representaram para muita malta que gosta de música feita por portugueses que agora andam aí pelos seus trinta e algo anos. Essa maneira é ver o documentário, já estreado em 2006, "Filhos do Tédio" realizado por Rodrigo Fernandes e Rita Alcaire, que inclusivé integrou a selecção oficial de vários festivais incluindo o Indielisboa, o Fivimus e o Mostralingua onde foi galardoado com uma menção honrosa do júri e o prémio do público. Podem saber tudo sobre o documentário aqui.
Eu fiquei de tal forma interessado que até já fiz uma pré encomenda do DVD que ainda nem sequer está editado. Creio que lá mais para Setembro, vai haver uma exibição do documentário no grande ecrán, eu quando souber darei aqui notícias do mesmo.
Se entretanto se ligarem aos Filho do Tédio via facebook, têm ainda direito a ver em exclusivo, um trecho do uma entrevista ao Kaló, em que ele conta como foi o primeiro dia de chegada à América para a Tourné da banda.
Esse video fez-me lembrar uma frase que ouvi ao Bruno Nogueira sobre o Raul Solnado,mas que se aplica perfeitamente a este caso, que era algo do género: "Só quem vive ou viveu uma boa vida é que sabe contar boas histórias".
Filhos do Tédio - trailer

2 comentários:

Unknown disse...

Oi! Oi!
para min os tedio sao a melhor banda de rock que portugal teve! Quais xutos!?
tenho imensa pena que nunca tenhas assitido a concerto deles, cada espectaculo era unico e inesquecivel.
imfelizmente perdeu-se uma grande banda mas ganhou-se tambem umas 5 muito boas:)
cheers

mehrlicht disse...

foi grande concerto esse do B.A. em 1993.
Cheguei a esta página pois estou à procura da data exacta (estou a meter datas no setlist.fm e essa não tenho completa na minha lista manual)
Um Bem haja