quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Quase Famosos - Xícara

O gosto pela música tradicional Portuguesa e o desejo de aproveitar o potencial de evolução da mesma, partilhado pela Carla, o Hélder e o Rui, contribuíram para o nascimento dos Xícara.
Em Maio o grupo completou-se com a chegada dos restantes elementos e ficou com a seguinte composição: Carla Carvalho na voz, David Viegas no baixo e voz, Hélder Costa no bandolim, braguesa e cavaquinho, Nuno Cachada na guitarra clássica, Pedro Oliveira na percussão e Rui Ferreira no piano e acordeão.
Todos juntos deram início ao processo de gravação de dois temas: Se Me Deixares Eu Digo (Poema de António Botto) e Cantiga Bailada (Arranjo sobre um tema tradicional da Beira Baixa).
Eles decidiram musicar poetas “deliberadamente seleccionados de todos os cantos do país, tendo sido escolhidos entre outros António Botto, João Penha de Oliveira Fortuna, João de Deus, Fernando Pessoa João Cabral Nascimento”.
A sua música, explicada na primeira pessoa: “é uma fusão de várias correntes musicais. Parte da influência da música tradicional portuguesa em rumo a outras sonoridades e correntes como o jazz, a música dita erudita e a world music”.
O primeiro concerto foi no Auditório Municipal de Vieira do Minho no passado fim-de-semana e eles estão a planear uma pequena tournée para lançar o futuro EP que estará para sair em breve e vai ter quatro temas, três originais e um de recolha tradicional. Neste EP os Xícara vão ter a participação especial de David Leão na flauta transversal e gaita-de-foles.
Este grupo parece-me muito interessante e muito prometedor.
Penso que conjuntamente com  os Pé Na Terra e os Diabo a Sete, entre outros, comprovam que ainda há muita vitalidade na música inspirada no tradicional português.
Por agora deixo aqui os vídeos de “Cantiga Bailada


E “Se Me Deixares eu Digo

Sem comentários: