terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Henrique Amoroso à Conversa

Henrique Amoroso é vocalista dos Corsage, mas também escreve e canta canções a solo, muito bonitas, por sinal. Descobri-as porque ele recentemente colocou uma – “Strobetease” – no mural do seu facebook, que imediatamente me despertou a curiosidade, fui logo ao seu myspace ouvir o resto.
Por lá encontrei originais e algumas covers de canções de alguns “heróis” bastante interessantes.Rapidamente fiquei conquistado e decidi fazer-lhe uma “espécie” de entrevista via mail. Simpaticamente o Henrique, lá arranjou tempo, entre a sua mudança de casa, para falar da sua música a solo e também dos Corsage:

Quando e porque começaste a fazer canções sozinho?
Comecei a escrever canções e a tocá-las depois da minha anterior namorada, Sanja Chakarun, me ter deixado e ter rumado ao seu país de origem. Escrevi as letras numa noite e na seguinte gravei seis músicas no estúdio dos Corsage, com o Pedro Temporão, porque lhe queria enviar uma pen pelo correio, juntamente com uns girassóis secos. Assim foi feito, foi uma pen com forma de garrafa de refrigerante com seis músicas

És tu que escreves e tocas sozinho ou tens pessoas que colaboram contigo?
Na altura não sabia tocar nenhum instrumento, em finais de 2008. Hoje também não. No entanto, como curioso, gravei estas músicas em casa, tocando todos os instrumentos e escrevendo letras de "deixar ir" e outras de "deixar entrar".

O que te inspira?
O que me inspira pode ser consultado na minha ficha do myspace, se lá puderem dar um salto – http://www.myspace.com/henriqueamoroso

Gostas mais de cantar em português ou em inglês?
Isso do Inglês ou do Português é como perguntar se gosto mais da Mamã ou do Papá, é diferente. É certo que sinto uma necessidade cada vez maior de me expressar na minha língua, independentemente das modas ou dos viras

Vais editar estas canções em disco, quando?
Tenciono editar um registo (possivelmente pela internet) na segunda metade do ano. Ainda não tem título mas, já tem um bom punhado de canções candidatam a figurar no alinhamento.

Este projecto a solo é para ser apresentado ao vivo?
Será constituída uma banda para o apresentar ao vivo, de elfos, esquilos e de estátuas de bronze que não se mexem ao som de dinheiro, como a do Fagundes, esse carniceiro-explorador marítimo que colidiu com a Nova Escócia, há uns tempos atrás.

E os Corsage, também vão editar este ano, quando?
Os Corsage encontram-se, de momento, a encontrarem-se com menor frequência, porque eu ando com dificuldades em escrever as letras das canções novas, estou a mudar de casa para os lados do Alto de Santo Amaro e a língua está perra. Mas teremos disco este ano, provavelmente depois do mês da malta ir toda para Torremolinos de férias. E vai ser fenomenal. Algumas das novas canções têm muita genica, e andamentos fortes. Parece que estamos a ficar mais novos.

Espero que esta pequena conversa também vos desperte o "apetite" para irem ouvir as canções do Henrique e dos Corsage.

Sem comentários: