sábado, 16 de abril de 2011

A Jigsaw no Kastrus River Klub

Tenho dado comigo a fazer contas e a seleccionar que concerto ver, mas há bandas que “teimam” em andar além fronteiras, o que implica estar mais atenta e agarrar a primeira oportunidade.
Depois de uma longa espera, surgem duas possibilidades de ir a um concerto de “a Jigsaw”: dia 08 de Abril no Maus Hábitos no Porto, ou dia 09 no Kastrus River Klub em Esposende. Esta oportunidade não podia perder e apesar da distância, o dia 09 foi o eleito.

“Considerados pela revista holandesa Heaven Magazine como um dos projectos Indie Folk Americana mais interessantes e originais do continente Europeu, a banda Portuguesa a Jigsaw editou em 2009 o seu mais recente trabalho “Like The Wolf” e em 2010 o “Like The Wolf Uncut”, o sucessor de “Letters From The Boatman” A banda que um dia adoptou o nome da música “Jigsaw You” composta por dEUS, assumiu agora a linguagem do indie Folk e é composta por três multi-instrumentistas. São eles João Rui, Jorri e Susana Ribeiro.
 Em 2007, para o álbum conceptual de estreia “Letters From The Boatman”, os a Jigsaw reuniram uma mão cheia de convidados, incluindo alguns dos nomes mais proeminentes do panorama musical português. Este álbum, que se manteve nos tops de rádios nacionais, foi descrito como um dos melhores do ano. Na sequência deste reconhecimento, eles foram considerados uma das revelações de 2007, quer pela sua performance ao vivo, quer pela sua sonoridade. Já no segundo álbum, decidiram multiplicar-se em vários instrumentos e partilhar com o público um álbum rico e complexo, onde os detalhes anseiam por atenção e fomentam músicas de beleza singular.
 Gravado entre Dezembro de 2008 e Janeiro de 2009, Like The Wolf é um retorno ao formato de álbum conceptual. Quando colocado em marcha, o disco revela dois duetos soberbos entre a americana Becky Lee Walters e João Rui. A voz de ambos perdura, mesmo depois de a tecla Stop ser premida. Like The Wolf é descrito como “irresistível”, “obrigatório”, “viciante” e como um dos melhores álbuns do ano. O dueto “Return to Me” recebeu uma menção honrosa (categoria Americana) no prestigiado International Songwriting Competition 2009 com um painel de júri onde se destacavam Tom Waits e Robert Smith.
 Em Fevereiro de 2010 a banda iniciou a primeira etapa da “Like The Wolf European Tour”, que os levou a 12 países, como a França, Itália, Espanha, Bélgica, Suíça, Eslovénia, Polónia, Reino Unido, Áustria, Alemanha, Espanha, etc. Para além do blog da banda, os a Jigsaw inauguraram um blog dedicado a esta tour no site da Antena 3. O videoclip dedicado a "Red Pony" (o primeiro single do álbum Like The Wolf) foi revelado no mesmo site. Ainda em 2010, chegou às lojas europeias a segunda edição do álbum Like The Wolf, "LIKE THE WOLF UNCUT" e em Junho apresentaram esta nova edição na rádio nacional de Espanha, Radio3."
No início de 2011,os a Jigsaw iniciaram as gravações do sucessor de “Like The Wolf”, com edição agendada para o final deste ano” www.myspace.com/ajigsaw
Recordei-me que o meu “Like the Wolf Uncut”, não estava completo no que a autógrafos diz respeito e por isso não me podia esquecer de o levar. Abri o Cd e achei curioso a data dos autógrafos, ser de Abril de 2010. Será Abril o mês de ver a Jigsaw!? Mera coincidência, pois a música deles é boa em qualquer altura do ano.

O Kastrus River Klub tem uma boa localização, uma boa decoração e uma vista privilegiada, da qual ainda não usufrui na totalidade, pois as condições climatéricas e a hora a que vou ainda o não permitiram. A noite de sábado estava agradável e era perfeitamente possível estar confortável na esplanada, pena algumas pessoas não pensarem nisso e insistirem em estar na parte interior a falar super alto, interferindo um bocadinho com quem está a assistir ao concerto. Mas pormenores à parte, todos os que estavam para o concerto, estavam a gostar e o resto são históricas.
 João Rui, toca guitarra acústica, banjo e harmónica; é dono de uma voz potentíssima, por vezes como que parece carregada de alguma “raiva”, incrível mesmo e é um contador de histórias, das aventuras e “desventuras” das viagens em tour, que servem de apresentação às músicas e criam um ambiente de proximidade com o público.
 Jorri, quase que o homem dos mais de sete instrumentos. Concentrado e com uma coordenação rítmica e energia admiráveis, toca: Auto-harpa, Cajón, Bateria, Harmonium, Piano, Adufe e vai introduzindo, uns ou outros pormenores, a nível de “instrumentos” durante as musicas.
 Susana Ribeiro, único elemento feminino com um ar sereno e simpático, capta a atenção pela forma como toca os instrumentos, delicada e quase que meticulosamente. Vai alternando entre o violino, a melódica, Metalofone ou Glockenspiel, pandeireta, …
O alinhamento não estava a seguir a ordem do que tinha fotografado no início, mas o concerto estava a ser muito bom! Os temas percorreram os dois álbuns e ainda fomos brindados com duas extraordinárias covers:“Rebel Rebel” de David Bowie e “London Calling” dos The Clash. Só a letra nos fazia reconhecer os temas, pois foram tocados mesmo à “a Jigsaw” e pena não os ter gravado! Ouvimos também um tema que possivelmente será incluído no próximo álbum.
Muito obrigada aos a Jigsaw, foi mais uma bela noite e fica a vontade de repetir! Gostava era de não ter que esperar por Abril do próximo ano!

Próximas datas:
*Abr 21_Centro Cultural Doctor Madrazo, Santander, SPAIN
*Abr 22_le Galopin, Guingamp, FR
*Abr 23 _L'oreille a Coulisse, Trébeurden, Bretagne, FR
*Abr 24_Le Galopin - Birthday Party Guingamp, FR
*Abr 28_Sala Monasterio, Barcelona, ES
*Abr 29_La Lata de Bombillas, Zaragoza, ES
*Abr 30_Sala Porta Caeli, Valladolid, ES
*Mai 6_CAE Portalegre, PT
*Mai 7_Theatro Bar Tomar, PT
*Jun 4_ Auditório da Biblioteca Municipal Orlando Ribeiro, Lisboa, PT

Texto e Imagens de Maria João de Sousa
Conteúdos Cedidos por Fenther.Net

Sem comentários: