quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Kimmo Pohjonen em Estarreja

O dia 29 de Junho ficou marcado pelo regresso ao nosso país do grande acordeonista finlandês Kimmo Pohjonen.
Integrado no Festim o seu concerto no Cine Teatro de Estarreja foi correspondido com uma massa humana desejosa de o ver e/ou rever que encheu por completo a plateia desta sala.
Este dia ficou também tristemente marcado com o rumor, que mais tarde, infelizmente, se veio a confirmar, da saída de Estarreja do lote de Municípios que fazem parte deste Festim.
O virtuoso músico finlandês, brindou-nos com a excelência das suas criações que misturam os sons mais tradicionais do seu acordeão, com a sua voz, sendo tudo gravado para uma "loop station", chegando a parecer que estamos a ouvir um enorme coro a acompanhá-lo.
Cada tema que desfilava ia sendo entusiásticamente aplaudido por todos. Fossem mais ou menos conhecedores, a cada momento o seu som ia conquistado, cada um dos presentes.
A imagem também dá um excelente complemento à sua actuação, quer seja feita no momento quer seja pré-gravada.
Um dos temas apresentados, foi uma espécie de dueto entre o seu acordeão e o motor de um tractor que apareceu projectado e tinha sido filmado num festival agrícola do seu país.
A rematar o muito aplaudido e memorável concerto, Kimmo Pohjonen, colmatando uma falha do seu computador, tocou um tema tradicional da Finlândia sem qualquer ajuda electrónica, mostrando assim aos ainda descrentes (se é que existia algum) que mesmo inovando ele nunca esquece as raízes donde nasceu a sua música.
Este foi mais um concerto que ficará na história do Festim e do Cine Teatro de Estarreja.

Sem comentários: