terça-feira, 20 de novembro de 2012

A Jigsaw + Maryland em Tui

Quando a fronteira é uma mera formalidade, transparente ou não, o rio Minho é comum às duas margens, e desta vez reúne juventude de todos os cantos da Europa. Talvez o mote para a organização do Juventude em Movimento fosse esse mesmo. Aconteceu na passada sexta-feira, 26 de Outubro, o acto inaugural do certame com dois concertos no passeio da Corredoura em Tui.
 A primeira banda a subir ao palco foram os A Jigsaw, formação de Coimbra, que tem feito grande furor em terras vizinhas, e que maravilharou a parca centena de adeptos que se juntaram ao palco com temas do seu último “Drunken Sailors and Happy Pirates”.


Ouvir A Jigsaw é sempre uma surpresa, porque os temas ganham sempre outra dimensão quando são tocados ao vivo, e porque também temos as belíssimas estórias que o João Rui vai contando, antes de quase todas as canções. Uma hora, acaba sempre a saber a pouco, como foi o caso…
 Um confusão de horários que marca a fronteira e hábitos de cada região, a juntar a mudança de hora que se avizinhava, fizeram com que os Maryland de Vigo tocassem à hora de enganar o estômago.
Com isso, apesar de serem de Vigo e de estarem a tocar em casa, não reuniram muitos jovens e menos jovens para os ouvir tocar…
 O Ritmo já não era tão calmo, mas mereciam uma assistência mais composta para desfrutar de tonalidades mais indie-rock.
Esperemos que este tipo de iniciativas não fique fechado a uma edição e que em breve se repitam mais concertos, já que Tui tem óptimas condições físicas para proporcionar bons concertos.

Texto e Fotos de Miguel Estima

Sem comentários: