sábado, 10 de novembro de 2012

JP Simões em Estarreja

No passado dia 12 de Outubro foi a vez de JP Simões vir ao, completamente lotado, Bar do Cine Teatro de Estarreja para mais uma noite de OuTonalidades.
JP Simões acompanhado apenas pela sua viola “xpto” que permite uma série de efeitos, e pelo seu, já conhecido, sentido de humor “ligeiramente” corrosivo, deu-nos uma noite única, recheada de belíssimas canções e de excelentes interlúdios que animaram e deram que pensar.
 Eu, desde os tempos dos Belle Chase Hotel, fico sempre sem saber se ele está a falar a sério ou a brincar, nunca sei bem se JP em palco é um personagem ficcional ou real, mas é essa eterna dúvida que acaba por me cativar ainda mais, não só para a sua música, mas também para todo o espectáculo.
Iniciou um pouco tenso, mas depois de aquecer, tornou-se imparável, cantou Eleanor Rigby dos Beatles, La Javanaise de Serge Gainsbourg – “Falecido por excesso de velocidade”, It’s too Late de Isaac Hayes, Tatuagem de Chico Buarque e a “Bowieana”, A Million Songs of Yesterday porque “há gajos que gostam de Deus, Eu gramo mais o Bowie!”.
Também contou Coimbra o “bitema” que conta a história de um estudante da cidade que canta em vibrato e violava rapariguinhas do povo que não se podiam queixar, porque o pai era juiz desembargador que se cruza com a história de Ana.
 Sempre com piada, vai falando da sua vida, da realidade em que vivemos, do amor e ainda apresenta as suas canções. Cada momento é importante, mesmo quando faz uma pequena “dissertação”, até para pedir uma mini ao pessoal do balcão, informando-nos que “à terceira já ficava um pouco aéreo, mas por causa dos retroactivos”.  Cantou o Fardo do Amor, Maravilha, Maravilha! e Gosto de Me Drogar, a certa altura até mostrou dotes de imitador trazendo a voz de Cavaco Silva à baila.
Para o encore veio o imprescindível tema Inquietação de José Mário Branco que cantado por JP quase parece seu, a que se seguiu 1970 para terminar com Rio-me de Janeiro e a Marcha dos Implacáveis. Infelizmente alguns dos “habitués” do OuTonalidades não puderam assistir a este grande concerto, pois a lotação esgotou de véspera. Foi pena que não tivesse sido possível mudar o espectáculo para o palco principal, mas creio que mais oportunidades haverão de ver JP Simões ao vivo, a não ser que os programadores aqui da zona, andem muito distraídos…

Podem encontrar mais fotos deste concerto e de outros do OuTonalidades, aqui.

Sem comentários: