quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

Sam Alone & the Gravediggers - Tougher Than Leather


Esta manhã, em conversa com um amigo sobre a minha dificuldade em preparar a lista melhores discos do ano, dada a qualidade que dispomos, em termos de música portuguesa, e, não sei se para “me complicar a vida”, saltou para a “liça” o nome de Sam Alone.
Passado um bocado, e no seguimento da conversa, esse amigo enviou-me o link onde é possível ouvir o “Tougher Than Leather” o terceiro álbum deste músico que, confesso, me andava a passar completamente ao lado.
Assinado por Sam Alone & The Gravediggers, este álbum está um discaço! Rock como há muito não se ouvia por cá, este disco é um digno herdeiro de nomes como o Boss, Bruce Springsteen. Cada canção acelerada, facilmente se pode classificar como “Malhão!”, as mais calmas também.Tudo aqui está bem feito e cheio de garra, dá vontade de pegar no carro e ir ouvir em repeat, num estradão daqueles que nunca mais acabam.
Como vem escrito no bandcamp, o Sam Alone combina “o mais poderoso Folk, no que à tradição americana diz respeito, com o som dos Blues e do Gospel”, enriquecido ainda com a força da sua voz.
E, enquanto ouço novamente, posso confirmar que das suas letras obtemos forças e quase que começamos a acreditar num mundo melhor, como li no mesmo sítio. O que ele tem escrito na sua guitarra acústica – “Working Class Rifle” - está completamente certo e é um pormenor que me agrada particularmente. No fundo, apesar de temporariamente desempregado, não deixo de ser um membro da Working Class e adoro este tipo de armas.
Em suma, está aqui um disco que leva a classificação de Excelente, quero ainda agradecer ao Pedro Valente por me ter apresentado esta maravilha!
Deixo aqui também o vídeo do primeiro single que leva o mesmo nome do disco:

Sem comentários: