terça-feira, 12 de julho de 2016

Agenda - 24º Festival Internacional de Jazz e Blues de Pontevedra


Pontevedra festeja o jazz de 13 a 18 de Julho.
A vigésima quarta edição do festival de jazz, premeia o jazz galego, trazendo também a Pontevedra nomes fortes do panorama internacional.
Todos os concertos são de entrada gratuita e começam às 22h30 (hora local).

Na Praza do Teucro no dia 13, vem o trio de Santiago – Sumrrá.
No dia seguinte e na mesma praça acolhe Naíma Acuña, a jovem baterista da Corunha vem em formato quarteto.
 Na sexta, dia 15, começam os concertos na Praza da Ferraria, com a Pontejazz Big Band, um projecto do Seminário Permanente de jazz de Pontevedra que reúne em palco quase uma vintena de músicos.
Como o festival também conta com blues, a noite de sábado, dia 16, estará dedicada ao jovem cantor norte-americano “King Solomon” Hicks.
No dia seguinte, Domingo, 17, regressamos à sonoridade jazz com o baterista António Sanchez com a formação Migration. António Sanchez é considerado um dos bateristas e compositores de jazz mais destacados da sua geração, colabora com regularidade com Chick Corea, Charlie Haden e Pat Metheny, com quem gravou oito discos tendo três deles obtido um grammy.
E para rematar com chave de ouro, Cécile McLorin Salvant, a norte-americana irá subir ao palco na segunda-feira, dia 18. Cécile é um dos fenómenos recentes do jazz vocal, tendo já sido comparada com grandes nomes com Ella Fitzgerald ou Billie Holiday. Conta já com três discos editados, tendo sido nomeada ao grammy por Woman Child de 2013, prémio que ganhou só com o disco de 2015 For One To Love.
Para além dos concertos o festival conta ainda com um workshop internacional, jam sessions e jazz pela rua. Mais informação: http://www.jazzpontevedra.com/

Sem comentários: