quarta-feira, 15 de fevereiro de 2017

Jorge Palma no Teatro Aveirense - Report

Teatro Aveirense - 11 de Fevereiro
Festival Às Vezes o Amor
Eis aqui a reportagem feita em parceria com a Glam Magazine:
Foi um Teatro Aveirense, já com lotação esgotada há alguns dias, que recebeu o grande Jorge Palma que veio, acompanhado pelo seu filho Vicente (piano e guitarra) e por Gabriel Gomes (ao acordeão), festejar antecipadamente o Dia dos Namorados, na secção aveirense do Festival às Vezes o Amor. Seguindo à risca o mote do Festival, e recordando o seu aclamado disco “Só”, abriu ao piano com “O Meu Amor Existe”, logo seguido de “Frágil”, a qualidade de som e a força das palavras e da voz, provocaram um encantamento imediato que não nos abandonou o resto da noite.




O repertório e a carreira de Palma já são longas, vários foram os formatos em que muitos já ouviram as suas canções, mas é neste formato de quase recital que as suas letras se sublimam e a nossa atenção ao que ouvimos, aumenta. O amor está presente em quase todas as canções, quer seja o amor carnal, quer seja o amor ao País ou à Liberdade.
O público acolheu-o muito bem e era notória, alguma saudade nas caras de quem assistia, o sorriso sincero do compositor, mostrava reciprocidade na alegria que se sentia no ar.
Com discreto humor, antes de tocar “Os Passos Em Volta”, contou-nos um breve diálogo que trocou com o Herberto Hélder, o autor do poema que recebeu o pedido de desculpas pela ousadia do músico, respondendo: “Ó Palma, deixa-te de merdas!”

Este terá seguido o sábio conselho à risca, pois de facto, acabámos por presenciar um concerto sem “Merdas”, só com música magistralmente tocada que nos mexeu com a mente e nos aqueceu o coração.
Foi assim, uma noite em que a música de Palma, e não só - já que também tivemos direito a assistir a uma homenagem a Cohen e outra a Dylan, outros dois grandes trovadores (talvez os melhores dos tempos modernos) – vai ficar para sempre na memória de todos os privilegiados que tiveram a sorte de a testemunhar.

Agora só temos de esperar pelas novas canções, prometidas quando nos anunciou que estava a gravar novo disco. Da minha parte digo com alegria: enquanto houver estrada para andar, a gente vai continuar a adorar as tuas canções Jorge.
ALINHAMENTO:
OMeu Amor Existe
Frágil
Jeremias o Fora da Lei
Maçã de Junho
Acorda Menina Linda
Voo Nocturno
A Chuva Cai
Imperdoável

Cara de Anjo Mau
Dá-me Lume
Deixa-me Rir
Estrela do Mar
Minha Senhora Solidão
Balada de Um Estranho
Suzanne (Cohen)
Bairro do Amor
Passos em Volta
Canção de Lisboa
Encosta-te a Mim
Dormia Tão Sossegada
Portugal, Portugal
ENCORE
Like a Rolling Stone (Dylan)
Terra dos Sonhos
A Gente Vai Continuar

Sem comentários: