terça-feira, 22 de agosto de 2017

Liars no Luxemburgo - Report


10 de Agosto de 2017, Rotondes, Luxemburgo
Texto de Rui Gonçalves

A primeira e única vez que tinha visto os Liars ao vivo foi a 11 de Junho de 2004 num palco lateral do Super Bock Super Rock nas margens do Tejo a abrir uma noite do décimo aniversário do festival em que quase tudo correu mal. Nessa noite tocaram também os Pixies que me fizeram ir a Lisboa talvez para o último festival de música a que assisti. Num festival que ostentava o nome de Super Bock, a cerveja já tinha acabado quando o Lenny Kravitz subiu ao palco para o concerto mais entediante da noite antes ainda dos já falados Pixies e também dos Massive Attack e Fatboy Slim que acabei por não ver porque não no recinto não havia de comer ou beber, nem casas-de-banho.



Mas o concerto dos Liars, que na altura tinham lançado o seu segundo álbum – "They Were Wrong, So We Drowned" - e dos quais eu apenas conhecia pouco mais que o tema "Mr. Your on Fire Mr." (do primeiro disco), foi tal forma desconcertante e original que fez com que chegasse a casa e fosse explorar todo o seu universo electro-noise-rock-dance-punk.

Treze anos depois, e em vésperas de lançarem o seu oitavo álbum ("TFCF" a 25 de Agosto), a banda de Angus Andrew anda pela estrada e trouxe o seu espectáculo ao festival estival anual "Congés Annulés" (Férias Canceladas) no espaço cultural Rotondes na capital do Grão-Ducado. O (ou as) Rotondes é um espaço cultural que recupera dois armazéns redondos (daí o nome) do caminho-de-ferro anteriormente abandonados e onde se realizam todo o tipo de eventos culturais desde artes visuais, conferências e workshops. É formado por um bar ao ar livre com um camião de comida (Buvette), estúdio de gravação, uma rádio local, galeria, uma sala de conferências e um bar/disco (Klub). E foi no Klub, uma pequena sala para uma centena de pessoas, que actuaram os Liars. Ali tinham estado também os Cigarettes After Sex na semana anterior e que para os quais não fomos a tempo de arranjar bilhetes. Mas para este concerto ainda haviam bilhetes à venda à porta.

Lá fora no bar o DJ A Boy Named Seb punha uma música agradável enquanto se aguardava a hora do concerto e se petiscava alguma coisa na Buvette. A primeira parte estava a cargo de Ryvage, um músico luxemburguês que (como ele diz) explora a ténue linha que separa a harmonia do caos. Pareceu-me, pelo que me foi dado a ouvir, que tentava explorar universos onde Jean-Michel Jarre ou Vangelis se encontram com os Ace of Base e/ou Front 242, num registo muito básico.

No entanto era pelos Liars que ansiávamos ver e ouvir. O baterista e o guitarrista/teclista entraram em palco e o pouco público presente foi se aproximando do palco. Eis que então, aos primeiros acordes, entra Angus Andrew com um véu a cobrir a cabeça como se de uma noiva se tratasse. Depois da abertura com o melodioso tema "Drum Gets a Glimpse" do seu terceiro álbum – "Drum's Not Dead" – passaram ao último single "Coins In My Caged Fist" e daí entraram numa espiral de ruído e bateria percorrendo temas de quase todos seus álbuns anteriores.



A dada altura, houve alguma agitação no palco e fomos informados que o baterista tinha partido a tarola, mesmo antes do tema "Scissor" que começa a capella, pelo que por momentos julgámos que o concerto iria de alguma forma acalmar. Mas logo percebemos que nada iria mudar e num instante voltámos a 2004 com "Mr. Your on Fire Mr." logo seguido do muito dançável "Mess on a Mission". O público estava conquistado uma vez mais.

Voltámos a ouvir falar na tarola antes do tema "It Fit When I Was a Kid", com algum receio que influenciasse o resultado final, mas pareceu-me que daí até ao final do concerto nada podia já ter um impacto negativo na parede sonora criada em palco e na performance de Angus Andrew.
Setlist
1. Drum Gets a Glimpse
2. Coins In My Caged Fist
3. Scarecrows On A Killer Slant
4. Houseclouds
5. Scissor
6. Cred Woes
7. Mr You're On Fire Mr
8. Mess on a Mission
9. Clear Island
10. Can't Hear Well
11. It Fit When I Was a Kid
12. The Overachievers
13. Plaster Casts of Everything
14. Brats
Encore
1. The Other Side of Mt. Heart Attack
2. Broken Witch

Sem comentários: