segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Peter Murphy - Centro Cultural de Ílhavo

Foi na passada sexta-feira que pude rever Peter Murphy em concerto, no Centro Cultural de Ílhavo, confesso que não tenho acompanhado os seus discos mais recentes, mas o que é certo é que a voz continua lá e sempre capaz de nos maravilhar.
O que a "Secret Cover Tour" prometia, ela deu, ouvimos Roxy Music-"In Every Dream Home a Heartache", John Lennon-"Instant Karma", Bauhaus-"Bela Lugosi's Dead", "She's In Parties", David Bowie-"Ziggy Stardust", "Space Oddity", Joy Division-"Transmission" e claro vários temas antigos e novos do próprio Peter Murphy.
Como era de esperar o público que encheu a sala estava mais interessado nos temas mais antigos e conhecidos, e foi a esses que responderam com mais entusiasmo.
Daí ter sido bem mais interessante a segunda metade do concerto, ali a partir do "Marleine Dietrich's Favorit Poem".
O concerto parecia ir numa certa velocidade de cruzeiro e eis que, ao chegarem os encores, a sala foi ao rubro.
Primeiro como um fantástico "Strange Kind of Love" intercalado com um bocado de "Bela Lugosi's Dead" seguido do "She's in Parties" e claro também pudemos ouvir o inevitável "Cuts You Up"que iniciou o segundo encore que ainda nos deu o "Ziggy Stardust", o "Transmission" e a terminar uma fantástica versão do "Space Oddity" com os guitarristas e o baixista deitados no chão durante todo o tema, conforme poderão vislumbrar nesta foto que tirei como o telemóvel, as restantes fotos foram gentilmente cedidas pelo fotógrafo Angelo Fernandes, a quem não posso deixar de agradecer a ajuda.
Mais uma vez consegui o alinhamento graças à simpatia e solicitude dos técnicos de palco.
Desta vez já foi possível ver pessoas do público a tirar algumas fotos, sem serem importunadas. Parabéns ao "staff" pela maior tolerância.


Na primeira parte foi possível ouvir Lettie, dona de uma bela voz e que sózinha com a sua viola e os seus sintetizadores, fazia lembrar sonoridades muito 4AD. Como curiosidade, além de bem cantar, era também ela que vendia merchandising de Peter Murphy no início e no fim do espectáculo. Podem ouvir mais algumas coisas dela aqui no seu myspace.
(Adenda) O alinhamento está agora devidamente corrigido. Obrigado pela lembrança Rui.
Nova curiosidade, parece que foi em Ílhavo que foram tocados mais temas-23 em Lisboa-19, obrigado Peter!

3 comentários:

Rui Gonçalves disse...

Posso dizer que os dois CDs que a Lettie vendia por uns míseros €5 no final do concerto são muito bons.

Ah! Para além dos temas "Ziggy Stardust" e "Space Oddity" não incluídos na playlist, ele ainda tocou "Time Has Got Nothing to Do with It" logo a seguir à Merleine... E em Lisboa começou com "Burning From The Inside" (ver Blitz).

Muito bom!

dj duck disse...

Gostei das música novas!Aqui no Porto também foram tocadas 23 músicas!As versões como sempre fabulosas!
Abraço
dj duck

Bruno Sequeira disse...

Também estive no concerto de ilhavo e para resumir, aquilo que posso dizer é que a velha máxima de que velhos são os trapos encontrou na performance de Murphy a sua mais eloquente confirmação.