segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Tiago Bettencourt & Mantha em Aveiro

Em noite de feriado cheio de chuva, veio o Tiago Bettencourt com os Mantha, até ao Centro Cultural e de Congressos de Aveiro, aquecer-nos a “Alma”.
Foi para uma sala cheia de gente interessada que ele começou sozinho, ao piano, a tocar “Chaga”, trazendo assim a lembrança dos grandes Ornatos Violeta.
Imediatamente deu para perceber que o músico estava a “jogar em casa” e isso foi referido pelo próprio quando ia dizendo que era sempre “muito bem recebido em Aveiro” ao mesmo tempo que ia agradecendo os aplausos que o acompanharam sempre ao longo do concerto.

A seguir, já de viola na mão, acompanhado pela restante banda e ainda por uma excelente secção de metais (sopros), veio “Sentir o que Eu Senti”.
A terceira canção “A Praia” veio do primeiro álbum com os Mantha que, além do João Lencastre na bateria e percussão e do Tiago Maia no Baixo e Guitarras, contam agora com João Gil (Diabo na Cruz, Feromona e etc.) que vai contribuindo, para os novos arranjos apresentados, tocando piano, sintetizador e viola.
Estes novos arranjos, com uma componente mais acústica, criados para esta tour da Ok teleseguros, conseguiram surpreender agradavelmente e mostraram ao mesmo tempo uma “outra vida” para as canções por todos conhecidas, não tirando a força e energia que elas têm de origem.
Antes de “Tens Que Largar a Mão” o Tiago falou do bonito vídeo feito para este tema, por João Seabra e inspirado na história do Principezinho

A comunicação e interactividade com o público foram uma constante. Desde o início foram-se ouvindo uns piropos da “ala feminina” presente que culminou num humorado pedido de casamento a que o Tiago respondeu com um “Mas assim de repente?” meio tímido meio assustado.
Na apresentação de “O Lobo” – canção que fala de um lobo que come as pessoas que estão a dormir – e meio a brincar meio a sério, lá foi lembrando que “Não quero entrar em politicas, mas alguém anda a comer-nos antes do lobo”, os risos e os aplausos soaram imediatamente.
Com “Canção Simples” veio o pedido recorrente de só haver palmas ao terceiro refrão, pedido que a custo foi aceite, do disco novo vieram logo a seguir os lindíssimos “Só Mais uma Volta” e “Chocámos Tu e Eu” que foi antecipado pela referência ao vídeo que conta com a participação de Jel (o Homem da Luta).
A acabar veio, do tempo dos Toranja, “Carta” que foi cantada na totalidade pelo público e contou com uma “pequena colaboração” do Tiago, e “O Campo”.
O pedido de encore foi imediato e o regresso ao palco inevitável, primeiro com uma versão a puxar para o fado de “Laços”, canção que me agradou muito mais que na sua forma original, seguido de “Os Dois” que respondeu a um pedido expresso do público e que não estava previsto no encore que acabou por ter cinco canções em vez das quatro previstas.
“Caminho de Voltar” fechou uma noite que a música tornou bonita e inesquecível.
A despedida foi mais um até breve pois Tiago Bettencourt & Mantha nunca ficam muito tempo sem vir a Aveiro, cidade que os recebe sempre tão bem.
Na página de facebook do blog encontram mais fotos e o alinhamento completo do concerto.

Sem comentários: