quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Vitorino - Viva a República Viva!

Antes de acabar o ano em que se comemora o Centenário da Implantação da República, Vitorino - acompanhado do seu irmão Janita, Filipa Pais, Sam The Kid e de um excelente "naipe" de músicos - totalmente inspirado naqueles que combateram a Monarquia, apresenta um excelente disco.
O seu nome é "Viva a República Viva!" e traz seis temas que já não são totalmente desconhecidos, pois alguns deles faziam parte de "O Segredo de Miguel Zuzarte", um dos filmes em dois episódios que foram recentemente apresentados na RTP.
Com uma qualidade de som irrepreensível, letra e músicas do próprio excepto no "Fado Republicano" que é da autoria de Reynaldo Varella e "Vermelho e Verde" que tem letra de José Jorge Letria, este disco só peca por ter apenas seis temas.
A música é muito "cinematográfica", cheia de sopros poderosos e engrandecedores, é um som "à Antiga", tipo banda filarmónica, mas que surpreende pela modernidade. Por exemplo, na "Carta de Um Soldado da Armada", a participação de Sam the Kid, dá um toque invulgar e muito contemporâneo.
É um disco bem balanceado e ritmado, onde até os fados são alegres, é mesmo uma alegria ouvir fados que cantam  a "aurora de um novo dia" e do "momento de lutar pela igualdade". Só é pena que não venha um livrinho de letras a acompanhar esta edição, é que cada canção é uma pequena "lição de história" que vale a pena acompanhar lendo, ao mesmo tempo que se ouve.
Este disco provavelmente vai passar pouco na rádio, o que é pena, daí a minha urgência em divulgá-lo.
Aqui fica o video da canção que o abre, é a "Marcha dos Combatentes da Rotunda":

1 comentário:

meirelesportuense disse...

É exactamente esse deficit que eu noto neste CD, como poderei conseguir as letras já que o CD já obtive na FNC?...