quarta-feira, 20 de março de 2013

Samuel Úria na PT Bluestore

Foi a 25 de Fevereiro deste 2013, que saiu o “O Grande Medo do Pequeno Mundo”, o mais recente álbum de Samuel Úria, que chega quatro anos após o “Nem Lhe Tocava”.
As boas críticas vão-se multiplicando e é fácil encontrarmos referências como estas:
“Genial. Parece preguiçoso, mas é, porventura, o adjectivo mais justo para apresentar o novo álbum de Samuel Úria,…” 
“Este pode muito bem ser o disco de consagração de Samuel Úria como guitarrista e, sobretudo, letrista de excepção. Afastado da pinta de ícone pop ou até de artista desvairado, como algumas vezes se mostrou (ou o imaginámos) …” 
“Nas palavras de Pedro Mexia, “O Grande Medo do Pequeno Mundo” é “um disco sobre a voz, onde não há silêncios de ouro” até porque, lembra Samuel Úria, “a música é um som cantado”. …” 
 Neste álbum Samuel Úria contou com a participação de várias pessoas também de referência no panorama da música nacional, tais como: Manel Cruz, António Zambujo, Márcia (Santos), Nelson Carvalho, Miguel Araújo, Armando Teixeira, Joaquim Albergaria, Miriam Macaia,…
Os temas foram apresentados um a um na Antena 3 e logo de seguida ao vivo em dois showcases: Fnac do Colombo e PT Bluestore da Boavista e felizmente o meu Cd (uma das minhas prendas de aniversário) chegou bem a tempo de ser levado para autografar, assim logo fresquinho.
Aliás, nessa sessão de autógrafos até ficamos a saber que o livrinho que acompanha o Cd, não é a versão corrigida; entre outras coisitas falta parte da letra da “Eu Seguro”, mas isso em nada interfere com a qualidade do álbum.




A PT Bluestore encheu e Samuel Úria não esteve sozinho em palco: Tiago Ramos, Jónatas Pires, Miguel Sousa e Filipe Sousa (músicos que também colaboraram no álbum), fizeram-lhe companhia e da boa, é que além de bons músicos, quando aquelas vozes se juntam, é coisa bonita de se presenciar.
O ”Interessante Cantautor”, o “Trovador de patilhas” ou até o “Baladeiro”, é dono de uma capacidade comunicativa muito interessante e até envolvente, quer nas palavras, quer em toda a sua expressão corporal. Os temas ora nos criam alguma nostalgia e fazem pensar, ora soltar gargalhadas e eu sinto-me sempre enriquecida ao partilhar momentos destes.
Dos temas do recentíssimo álbum constantes do alinhamento desse dia, destaco: “Essa voz”, tema logo a abrir e que eu adorei, e “Lenço Enxuto”, este último de que já havia ficado fã no concerto de Setembro de 2010 no Hard Club, onde também o Manel Cruz nos presenteou com a sua presença.
Houve ainda temas mais “recentes e desconhecidos” (assim os apresentou o próprio Samuel Úria) como o “Teimoso “ e “Não arrastes o meu caixão”.
 “O Grande Medo do Pequeno Mundo”, na 1ª semana entrou para o Top de vendas nacionais, alcançando o 8º lugar em formato físico e o 4º em formato digital.

 Este showcase foi apenas o início e já há novas datas anunciadas:
22 Março, 18H - FNAC Santa Catarina (Porto) 
22 Março, 22H - FNAC Braga 
23 Março, 17H - FNAC Gaiashopping (V.N. Gaia) 
23 Março, 22H - FNAC Norteshopping (Porto) 
24 Março, 17H - FNAC Mar Shopping (Matosinhos) 
5 Abril, 21H30 - Teatro Aveirense (Aveiro) 
16 Maio, 21H30 - Casa da Música (Porto) 
24 Maio, 22H00 - Ritz Clube (Lisboa) 

Texto e Fotos de Maria João de Sousa

Sem comentários: