segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

Os Melhores do Ano 2013 - "Camónes"

Eis que chega aquela altura em que se lançam as listas dos Melhores Discos do Ano.
Como por feitio (alguns dirão defeito), dedico bastante mais tempo a ouvir o que os portugueses fazem, o acto de escolher os discos estrangeiros que mais me "tilitaram" e chamaram à atenção, torna-se bastante fácil.
Escolhi apenas os 5 discos, não pensem que foram apenas estes que ouvi, mas o meu critério passa um pouco por aqueles que provavelmente ainda irei estar a ouvir, com gosto, daqui a 3, 4, 5 ou 10 anos.
Escolher só 5 discos, pode, à vista de muitos, parecer sinal de limitação. No meu caso não é propriamente isso, mas é também um acto de provocação àqueles que, como cheguei a ver nos fóruns da Revista Blitz, apresentam mais de 10 ou 20 nomes estrangeiros e rematam com um "de portugueses só ouvi este..."  
Sendo assim, tendo em conta estes critérios e por ordem de preferência, aqui fica a minha restrita listinha:

1º Nick Cave & The Bad Seeds - Push the Sky Away
2º Tricky - False Idols
3º The National - Trouble Will Find Me
4º Anna Calvi - One Breath
5º Queens Of The Stone Age - ...Like Clockwork  

Como destaque ao meu nº1, que ainda por cima tive o prazer de ver ao vivo, num grnde concerto, no Optimus Primavera Sound, deixo aqui o video de um dos primeiros singles do disco:


Nick Cave The Bad Seeds - Jubilee Street Official Uncensored from Off Cells on Vimeo.

Depois quando forem os portugueses farei então uma lista carregadinha de nomes.

Sem comentários: