terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Apresentação de "Barba" no Musicbox - Report

No passado sábado os TV Rural estiveram com casa cheia a apresentar o seu EP "Barba" na sala Musicbox em Lisboa. Sendo eu, provavelmente, um dos maiores admiradores da banda, e não podendo, infelizmente, estar lá pessoalmente. Tratei de "contratar" um amigo para contar tudo o que se passou nessa magnífica noite.
Aqui fica o belo relato que o Tobias de Almeida fez para A Certeza da Música.
Nunca é demais agradecer à amiga Ana Pereira e à Imagem do Som pela cedência das imagens que ilustram o texto.



Eram já 23:30 quando entrei no Musicbox, a sala estava escura e cheia de figuras igualmente escurecidas enquanto os três músicos em palco afinavam os seus instrumentos. Posso dizer que cheguei mesmo a tempo, pois os músicos apresentaram-se pouco tempo depois de ter encontrado um sítio confortável.
 A abrir, estavam então os Cachupa Psicadélica, projecto do cabo-verdiano Lula’s que trouxe uma formação composta por duas guitarras, sendo a guitarra solo tocada por Kay Limak e Jorge Machado nas percussões.

 Esta banda reformula a música cabo-verdiana, dando-lhe um toque bastante alternativo, e todas as suas canções são em crioulo. Canções essas que têm um ritmo relaxante e com (boas) vibrações bastante calmas. Cada música tinha um significado que o vocalista teve o cuidado de explicar na rouquidão da sua voz, desde amor de Amor de Laranjeiro ao Carnaval Tradição baseado na história de amor dos seus pais. Toda a gente falava durante o espectáculo, não é bem uma banda com música que nos chame logo à atenção, mas sim música que ajuda a construir um ambiente agradável.
Chegaram ao fim do seu reportório rapidamente, mas, a pedido de alguns dos presentes, ainda tocaram mais uma.
Após uma valente meia hora de demora a preparar o palco, as luzes voltaram a desligar-se, toda a sala cessou as suas conversas, e os, tão esperados, TV Rural - David Santos: Baixo eléctrico | voz, David Jacinto: Voz | Saxofone alto, João Pinheiro: Bateria | voz, Gonçalo Ferreira: Guitarra eléctrica | voz, Vasco Viana: Guitarra eléctrica | voz - pisaram o palco, dominada a ânsia pela apresentação de "Barba", começaram a festa.
O público comprimiu-se imediatamente contra o palco, todos tínhamos uma necessidade de nos aproximarmos destes fenomenais cinco músicos. No Musicbox, senão todos, éramos quase todos fãs e estava mais de que na hora.
Abriram o concerto com Correr de Olhos Fechados que desencadeou a euforia os, gritos, aplausos, assobios, cantos que acompanhavam o vocalista na letra. A noite tinha “apenas” começado. Os braços, tanto se agitavam no ar, em acelerado ritmo, como agarravam os copos cheios, pois esta não foi de todo, uma noite de pouca animação.
 Numa alternância entre músicas novas e mais antigas o vocalista incentivava ainda mais a que o acompanhassem na letra, mas ninguém mais do que ele, cantava sentindo tão claramente cada palavra, a alegria era visível na sua expressão. Era também notável o largo sorriso que cada elemento da banda mostrava.
Numa pequena pausa, em que foi possível recuperar o fôlego, foram apresentados agradecimentos a todas as pessoas que, ao longo das várias etapas da criação e edição de "Barba", os ajudaram. Foi também explicado que o nome tem um propósito, é que, tal como uma barba, a banda também está a crescer, e, desde já se diga, está a crescer bem rija!
Havia tanta felicidade nesta sala cheia que, quer durante as músicas ou entre estas, os músicos estavam alegres e exclamaram que nunca tinham tocado no Musicbox com tanta assistência. Foram dedicadas várias músicas, o vocalista pegou na sua guitarra ocasionalmente, foi sempre expressivo enquanto gesticulava... Pode dizer-se que estávamos todos numa enorme festa em que todos podiam cantar e beber noite adentro em alegria e com pessoas amigáveis a nosso lado.
 Por fim os TV Rural chegaram ao fim do concerto e retiraram-se do palco, enquanto agradeciam a todos os presentes por terem sido tão bons. Mas o público não se deu por satisfeito e gritou, assobiou, aplaudiu, fez tanto barulho quanto possível para que os homens da noite voltassem e felizmente tal aconteceu!
Já tinham tocado todas as músicas que traziam para nos divertir por isso acabaram por repetir Correr de Olhos Fechados.
 É caso para dizer que tocaram tudo o que tinham, que deram tudo por tudo nesta noite, até à exaustão e todos nós absolutamente adorámos.
E, para quem ainda quisesse mais, a noite continuou com DJ Set’s vindos das mãos dos Capitão Fausto e do Davide Pinheiro.

Sem comentários: