segunda-feira, 30 de junho de 2014

Galandum Galundaina em Estarreja - Report


Os Transmontanos Galandum Galundaina foram os convidados de honra para o encerramento das Festas de Santo António em Estarreja, no passado dia 15 de Junho. O facto de ser um domingo e de o evento ter tido pouca divulgação fora do concelho, não deram a este grupo a quantidade de público que eles mereciam, mas mesmo assim os que vieram souberam fazer bem a festa.

Alegria e boa disposição foi coisa que não faltou em todo o concerto para além de, em quase todos os intervalos das músicas, haver sempre uma boa explicação para cada uma delas, sempre bem apresentadas em Mirandês, a nossa segunda Língua Oficial.
Este era o terceiro ou quarto concerto em que o grupo - fundado pelos irmãos Meirinhos, (Alexandre, Paulo e Manuel) e por Paulo Preto – contou com a participação do João Pratas (que conhecerão dos Sabão Macaco) como membro do grupo. É que devido a esta guerra económica em que vivemos, muitos são obrigados a emigrar de forma a ganhar o sustento para a família e Manuel é mais uma dessas vítimas. Como para os que ficam a vida tem de continuar, os Galandum também seguem na sua missão de divulgação da cultura de Trás os Montes por onde os quiserem ouvir.

A noite foi, como é habitual nos concertos deste grupo, de muita festa e virtuosismo musical, e não faltaram as canções que os fizeram conhecidos em toda a parte ao longo dos já 20 anos de carreira.
Entre temas cantados e instrumentais, o apelo á dança foi uma constante e os membros do Trad Folk Aveiro que estavam presentes, não se fizeram rogados e acompanharam a festa com dança a preceito. Foi uma belíssima viagem pelas nossas raízes que não deixa de estar cheia de modernidade, até pelos apartes ditos antes dos temas, como foi o exemplo da frase, da autoria do Fausto que antecedeu o tema Nabos e que diz: “Se não há Nabos no mercado, não faltam no hemiciclo!”
Em palco não havia nabos nenhuns e é assim que os espero ver sempre!
Podem ver mais fotos deste concerto aqui.
Alinhamento:
Redondo
Se Tou Pai Me Dera
Tamborileira+Cirigoça
Chin Glin Din
Burgalesa
Tamborileira+Pingacho
Cura
Pandeiros
Cabalheiralgo
Rebola la Boda
Nós Tenemos Muitos Nabos
Coquelhada
Sr.Galandum
Fraile Cornudo


Sem comentários: