sexta-feira, 9 de dezembro de 2016

Voces Femeninas 2016 – Report



Texto e Fotos de Miguel Estima
Existem eventos que se tornam “obrigatórios” num bom roteiro musical. O festival Voces Femeninas é um deles. Decorre, por norma, em três cidades espanholas: Madrid, Ourense e Vigo. Obviamente, por questões de proximidade é em Vigo, no fecho do certame, que habitualmente marco a minha presença no certame.
Este ano o programa contava com dois nomes Anais Mitchell e Sóley, e, nos intervalos, a banda sonora cabia a Kate Bush. 

 As honras de abertura, foram para a Americana Anais Mitchell, que ia introduzindo os temas num castelhano simpático. Queixou-se do frio e afirmou mesmo que tinha uma ideia errada de Espanha.  O set comtemplou principalmente temas do último disco Xoa lançado em 2014. Com uma alegria contagiante, o concerto de pouco mais de quarenta minutos passou num ápice, de tão doce que foi.
 
 A segunda parte da noite veio Sóley esta mais habituada ao frio nórdico, talvez por isso esteve preparada com um chá em palco. A islandesa, começou na guitarra, mas foi ao piano, com alguns loops pelo meio que fez a o concerto. Com uma voz muito peculiar, a jovem desenrolou o alinhamento como se de um algodão doce se tratasse. Calmo e lindo, numa suavidade que em muito satisfez a plateia. 

Um evento singular, na panóplia de eventos de Vigo, que a cada ano merece um reconhecimento por parte do público e da crítica especializada. A ter certamente em conta em próximas edições.     

Mais fotos na página de facebook d'A Certeza da Música 

Sem comentários: