sábado, 21 de novembro de 2009

Auxiliares de Memória XXI

21 de Novembro de 1991 - fazem hoje precisamente 18 anos, desde vi um dos meus heróis musicais, foi o cumprir de um desejo antigo.
Penso que era a quarta vez que o grande Lloyd Cole visitava o nosso país e a primeira vez desde que tinham acabado os The Commotions. Eu tinha algum receio que só fossem tocados temas dos seus dois álbuns a solo, mas ao ouvir a abertura do concerto com o som do tema "Rattlesnakes" , o receio foi imediatamente ultrapassado, ainda por cima o guitarrista era o mesmo dos The Commotions, fiquei imediatamente com a certeza que ia ser um concerto memorável no Coliseu do Porto.
Nunca mais me esqueci do fantástico "Forest Fire" com um fundo de luzes vermelho, do belo "Brand New Friend" ou do já referido Rattlesnakes".
Lembro-me inclusivé de o baixista ter feito referência a um magnífico Vinho do Porto que ele tinha bebido na véspera e que ainda lhe estava a dificultar a acção...
Enfim, foi um concerto que ficou para sempre na minha memória, na "gaveta" dos inesquecíveis.
Para relembrar o momento deixo aqui o video do "Are You Ready To Be Heartbroken" que contou com todo o público a cantar em coro e que foi muito premonitório para o que se pasou poucos dias depois do concerto...

Como o DJ Duck bem me relembrou aqui nos comentários, a primeira parte do concerto, foi uma bela surpresa e contou com dois membros dos The Go-Between, Forster e Mclennan (falecido em 2006)a brindarem-nos com excelentes versões acústicas de temas desta saudosa banda australiana.
E agora deixo também aqui a recordação de "Spring Rain", um dos temas tocados por eles nessa noite e que é um dos meus preferidos desta banda.

5 comentários:

dj duck disse...

Lembraste que houve uma miúda que atirou um soutien para o palco?A 1ªparte foi feita por um dos elementos dos Go-Betwens.
Abraço
dj duck

Joao Nuno Silva disse...

Obrigado DJ Duck
Da história do soutien não me recordo, mas já acrescentei os Go-Between que me estavam a escapar de uma forma quase imperdoável (mea culpa).
Abraço

Unknown disse...

The Go-Between, um dos piores concertos da minha vida, se não mesmo o pior - foi em 1989 na estufa fria - o som era do pior, alguém deve ter trocado os sitema de som por altifalantes de igreja ou do bingo do clube da esquina, enfim um local idílico, uma banda muito interessante e um som inaudível...

IMAGEM DO SOM disse...

Lloyd Cole... grandes recordações; grande música.

dj duck disse...

Mais um pequenos grande pormenor deste concerto,o guitarrista que acompanho o Lloyd era o mesmo dos Commotions,se não estou enganado um tal de Neil Clark ou Webb
Abraço
dj duck